Reapertar o esticador de corrente é um saco

Carlos Mayer

New member
Concordo... Mas é necessário pois motores de 2 tempos vibram mais do que motores de 4 tempos... E com a vibração os parafusos e porcas tendem a afrouxar... No manual de montagem dos kits Bicimoto de 2 tempos e 4 tempos recomendamos a instalação de uma tira de lixa de metal entre o esticador e o quadro (para que não rode) e que o aperto seja verificado com frequência...

Mas eu não vou perder meu tempo com isso... Ok...

Resultado?

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTcz95nN6fZH_wIJD1tq-UaexVeDR6zJ3SE7285zWk5K8w_Nf66Ea2SI5968CywfRsAm1T1UHIBB7aEQYVewepTtfwXdRoejQgR.jpg


Vários raios quebrados, aro perdido e o risco enorme de tomar um tombo com o travamento da roda traseira...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRt7Gih0PVFoO8hoCgHtSuJen3TZWGx4fekfdgzDC-a_gaQ2Qj9w-y8J9S-V_-q2ukAm1T1UD1xdB7AlbpL8skanme8s_bNBFZR.jpg


Prejuízo que poderia ter sido evitado simplesmente seguindo as orientações de MANUTENÇÃO PREVENTIVA...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQWzTTFdwXLuUGwahBrajV7p8XQiL7YifufadKF8Q50A5-6pWeZanGC3XbH7y5B-L4Am1T1UFKLCWhxknO8a4EsZkl52RTywTX2.jpg


Ou REAPERTO DOS 4 PARAFUSOS DO ESTICADOR...
 

Julio Caezar

New member
Carlos não sei se é o que geralmente vcs usam mais eu quando tinha que por nas minhas bikes peças presas ao quadro eu colocava pedaços de camera de ar como calço, pois a burracha adere com a pressão do aperto e não cede mais e ainda se pode por cola de sapateiro caso se queira uma maior firmeza...
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Julio

Costumo usar lixa de metal 120 com os grãos voltados para o quadro. Duas ou três voltas de lixa e o esticador bem apertado fica firme demais. Não descarto o uso de borracha, mas prefiro o uso da lixa... Forte abraço
 

mtperes

New member
muito bom, mas melhor que isso tem tambem o trava rosca ou locktite eu uso no meu helicoptero de controle remoto e ele segura os parafusos independente da vibração recomendo tambem o azul de baixo torque, pra tirar basta aquecer o local
 
Última edição por um moderador:

Carlos Mayer

New member
A questão aqui não são os parafusos, mas sim o fato de que por servir em diferentes tipos e formatos de quadros o esticador tende a girar na balança. A colocação de lixa ou borracha é essencial para aumentar a segurança do sistema. Loctite se aplica a parafusos o que também não é necessário já que as porcas que acompanham o esticador são do tipo auto travante.
 

Assiz

New member
Eu modifiquei, achei o um ponto a 150 mm distante do eixo fiz um furo 5mm no quadro e fiz rosca, furei o esticador e travei, ele não se mais, quanto a regulagem do esticador troquei o eixo que usava uma fenda para aperta-lo coloquei um parafuso de 1/2", para ajustar eu uso duas chaves 1/2" de estria, acabou o meu problema, pois a chave de fenda sempre escapava...
 

Carlos Mayer

New member
Assiz.... Furo no quadro (na balança imagino)??? Me desculpe mas isso não é solução amigo, é meio caminho para uma balança quebrada e um tombaço... Forte abraço
 

ptx

New member
Boa noite, Carlos !
Você teria uma idéia pra me ajudar com o esticador de corrente da Chopper Bicimoto ? Estou com dificuldade, tento deixá-la bem fixada no final do corte para o encaixe, sendo que já fica frouxa (me parece que tem que ser um pouco frouxa né), porém o esticador sempre sobe, resultado, a corrente sempre trava, o esticador entorta, tô passando um sufoco com isso, e um medo de travar e tomar um chão, entortar os raios.....help amigo.
Abraço.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, PTX

Verifique se na fixação da roldana tem: 1 arruela lisa e 1 arruela de pressão... Se por acaso estiver sem arruelas, ou sem a arruela de pressão quando o motor traciona a corrente empurra a roldana deixando a corrente frouxa... Fico no aguardo.

Forte abraço
 

ptx

New member
Boa Noite, Carlos.
Sim, ambas arruelas vieram, e colocadas por mim.
Há também um tensor, mas não consegui entender a função dele nesse modelo "chopper".
Grato.
 

Carlos Mayer

New member
PTX

O tensor não é utilizado na chopper. Ele é enviado junto com o kit para ser utilizado em bicicletas "convencionais". Na chopper ele não tem função alguma já que o suporte da roldana é soldado a balança traseira... Forte abraço
 

ptx

New member
Ok, Carlos !
Já desconfiava. Agora me dê uma opinião por favor, acha que consigo fazer uma adaptação da roldana de plástico, por um pinhão ?
Grato.
 

João Pedro

New member
Galera tenho uma certa experiência em montagem de motores em bikes e recomendo que vocês botem 1 tira de câmara de ar e depois por dentro 1 tira do mesmo tamanho de lixa de ferro bem grossa, aperte bem que vai ficar bem fixado, nada de soldas nem furar e botar parafuso na balança não, não tem necessidade disso. Até porque depois sua corrente tende a afrouxar com o tempo e você vai querer mexer no esticador e não vai poder se estiver soldado.
Lembrando também que não precisa apertar o parafuso que nem um maluco porque vai ter risco de espanar a rosca e te dar mais trabalho ainda. Mecânica é o seguinte: apertou? ta fixo? tá firme? Já basta. Nada de aperto excessivo.
Lembre-se disso antes de espanar a rosca porque depois você vai se arrepender. Lembre-se também sempre de centralizar bem a roldana do esticador para a corrente não encavalar na mesma.
Abraço galera.
 
Top