Posso rodar sem o Esticador de Corrente?

felipe.santanap

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Minha bike é 2t 66cc, com 700km rodados tudo dentro dos conformes do manual.

Mas ai vem a questão, fiz um teste e sem o tesor a bicicleta fica muito mais leve para pedalar, e as pequenas "chaqualadas" se foram.

Existe algum problema em rodar sem o tensor ?

Só pra constar, regulei a tensão da corrente reduzindo o tamanho da corrente, e corrigindo a folga alterando a altura do motor.

Vlw
 
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felipe.santanap

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Mas Bruno, a corrente esta alinhada e tensionada corretamente, utilizei tiras fortes de borracha e fiz 2 'meia luas" de ferro para ajustar a tensão da corrente, e o resultado me surpreendeu. Dentro desses padrões que citei, sera q posso afetar ou desgastar alguma peça do motor ?
 

fabiomarca

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Se a corrente não aprensentar mais de 2cm de balanço acredito que não tenha problema nenhum, desde que não bata em lugar nenhum, mas com tensor fica mais facil regular a folga ou tirar a corrente, caso precise.
 

Carlos Mayer

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O nome da peça é esticador de corrente e não tensor... Olha a confusão pessoal...

O esticador de corrente tem duas funções. Obviamente esticar a corrente e também servir de guia já que as laterais da roldana são elevadas impedindo que a corrente escape. Nunca montei nenhuma 2T ou 4T sem o esticador (mesmo nas que ele podia ficar de fora). Se você acha que está bom como está você decide. Eu particularmente prefiro manter a instalação padrão. Forte abraço
 

killagraphy

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Estou com uma dúvida nesse mesmo sentido...tirei alguns gomos da minha corrente porém acho que foi demais..coloquei a corrente no motor e mesma ficou super esticada, com uma certa folga porém não o bastante para o encaixe do esticador, mesmo em sua regulagem mais baixa.

qual seria a melhor opção botar de volta os gomos e resolver a folga com o esticador ou deixar dessa forma?
 

Nelson H

Administrator
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Killagraphy,
A corrente pode ser descartada somente se o alinhamento entre coroa e pinhão estiverem super alinhados e também se a coroa estiver bem centralizada no cubo da roda. Aí sim, pode ser descartada o esticador. Se não estiver desse jeito, volte a colocar um gomo na corrente.
:cool:
 

killagraphy

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Obrigado Nelson,


ainda hoje hoje consigo ligar pela primeira vez minha magrela...acabei colocando o esticador...acho que ficou muito próximo a roda mas aparentemente está tudo ok.

vou testar e depois posto fotos e as considerações .

grato.
 

felipecolaco

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Olá pessoal!

Também estou tendo problemas com o esticador de corrente.

1ª Tentativa: Estou montando agora minha bike motorizada, e o esticador não fixou bem no quadro.
Levei na bicicletaria para trocar as rodas e aproveitei para mandar soldar o esticador no quadro. (solda elétrica)
Resultado: Durou 12h, a solda não aguentou o tranco do motor.

2ª Tentativa: Coloquei o esticado na parte superior do quadro.
Resultado: A corrente caía toda hora, não deu certo

3ª Tentativa: Montei o esticado no lugar padrão, mas dessa vez coloquei uma lixa para ajudá-lo a fixar bem ao quadro.
Resultado: Ficou bem fixo ao quadro, fui até trabalhar com ela, andei uns 20 km com ela até a corrente estourar. (problema devido ao desalinhamento da coroa x pinhão do motor)

4ª Tentativa: Tirei o esticador da corrente do motor, e coloquei do outro lado na corrente da bike.
Resultado: A corrente da bike caía direto, e como a corrente do motor pulava muito, ela acabou caindo algumas vezes até que estourou, deu PT na corrente.

5ª Tentativa: Comprei uma corrente nova e um esticado de corrente com mola.
O que vou fazer: Realinhar a coroa x pinhão, montar a corrente nova com o esticador com mola no lugar padrão. (diminui 1 elo da corrente)
Resultado: A corrente travou quando fui ligar o motor, ela pulou um dente no pinhão do motor. Vou ter que colocar durepoxi naquele vão entre o pinhão e o motor para a corrente não pular mais.
Outra coisa que estava "travando" a corrente era a impenda, sempre que ela passava pelo pinhão do motor (engrenagem) ela dava uma leve travada.

6ª Tentativa: Coloquei o Durepoxi no vão entre o pinhão e o motor. (Mas não deixei secar pq estava muito ansioso, e só tenho tempo a noite para mexer e testar ela)
Instalei o esticador de corrente com mola comprado aqui mesmo no Bicimoto. Regulei certinho e centralizei tudo.
Resultado: Não saí nem da garagem, o esticador não aguentou o tranco do motor e quebrou bem na solda do rolamento do eixo.

7ª Tentativa: Coloquei o esticador fixo novamente, alinhei bem antes de ligar o motor e a princípio deu tudo certo.
Resultado: Já andei 20km com ela nesse modo e não deu problema algum. Inclusive vim trabalhar com ela hj.

Resta agora ficar atento aos parafusos e regular bem o carburador.

Obs. Eu ainda não consegui entender o por que a maioria disse que o esticador com mola é melhor. O meu comprado na Bicimoto não durou nem 30min (na garagem).
 
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