perda de potencia ao aquecer o motor

Emanuel machado

New member
olá pessoal meu motor 4 tempos está apresentando um probleminha q ta me incomodando ele frio sobe morros tudo normal agora quando rodo uns 2 ou 3 km ele começa ficar meio fraco e sobe com muita dificuldade oq pode ser :confused:
 

jes campos

New member
Olá,
Também estou com um problema parecido (motor 4t, não amaciado,). ja é a terceira vez que isso que acontece, com velocidade razoavel uns 30km/h quando ele esta ja quente com uns 3 a 4km ele perde a potencia e morre, se eu puxar a cordinha novamente ele chega até a ligar e ficar funcionando...mas basta um toque no acelerador que ele desliga, da ultima vez que ocorreu isso fiz limpeza de giclê...refiz a configuração de fabrica para a entrada de ar e nada...so consegui quando troquei a gasolina 2 dias depois..ai n sei o que teve relação para resolver...no entanto desta vez, com o tanque cheio e rodando bem...hoje pela manha aconteceu a mesma coisa novamente refiz a configuração da entrada de ar e nada, ligava...funcionava o motor mas quando acelerava o motor desligava...ai testei com o afogador ligado, pra minha surpresa ele funcionou, só que não com a potencia esperada...consigo andar acelerando mas se desenvolvo um pouco mais ela perde potencia e desliga.
E pra minha dor de cabeça isso so acontece quando estou mais precisando.
desde já agradeço.
PS. estou aproveitando este tópico pois achei desnecessário criar um ja que não li resposta que satisfizesse o meu problema e o do Emanuel Machado.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Jes Campos,
Acredito que podem ser duas as causas desse problema:
1- Entrada falsa de ar no carburador. Seria acompanhada por engasgos do motor também. Procure se na admissão do carburador, tem alguma entrada de ar, além do que já é admitido. Use um WD para avaliar se ele é sugado pelo carburador. Se isso estiver ocorrendo, tente apertar mais as braçadeiras.

2- Limpeza do giclê. Entupimentos são frequentes, principalmente se essa sujeira vem do tanque. Limpe o tanque e certifique-se que disso, observando se o filtro de gasolina está sempre limpo.

Qdo vc puxa o afogador, o motor é super alimentado com combustível e ele trabalha com excesso.
Grande chance do problema estar relacionado ao carburador. Seja na sujeira dentro dela ou fora dela.
Mesmo no carburador, avalie se todas as vedações dela estão boas.
 

jes campos

New member
Jes Campos,
Acredito que podem ser duas as causas desse problema:
1- Entrada falsa de ar no carburador. Seria acompanhada por engasgos do motor também. Procure se na admissão do carburador, tem alguma entrada de ar, além do que já é admitido. Use um WD para avaliar se ele é sugado pelo carburador. Se isso estiver ocorrendo, tente apertar mais as braçadeiras.

2- Limpeza do giclê. Entupimentos são frequentes, principalmente se essa sujeira vem do tanque. Limpe o tanque e certifique-se que disso, observando se o filtro de gasolina está sempre limpo.

Qdo vc puxa o afogador, o motor é super alimentado com combustível e ele trabalha com excesso.
Grande chance do problema estar relacionado ao carburador. Seja na sujeira dentro dela ou fora dela.
Mesmo no carburador, avalie se todas as vedações dela estão boas.

Nelson H.
Isso aconteceu hj pela manhã. ..na hora do almoço que constatei que ela so funcionava com a torneirinha na posição para baixo e afogador acionado. ..e ficando com pouca potência. ..no fim do dia na volta pra casa ela se comportou igual ligando apenas nessa condição e depois de uns kms ela morreru...como ja estou andando com a chave de fenda para regular a entrada de ar....fiz mais uns ajustes e desta vez ela pegou sem acionar o afogador mas continuou sem potência e se eu tentasse esticar ela morria...vim devagar. ..mas ja perto de casa arrisquei uma esticada e ela respondeu...
Chegando em casa após ela esfriar fiz novamente a limpeza do giclê. ..amanhã em condições normais de uso irei ver como ela se comporta.

Mas as vezes acho ki deve faltar combustível ...mas o filtro esta limpo e passando combustível.
Deixei a torneirinha ligada pra baixo com a intenção de manter.

Mas desde ja lhe agradeço. ..e se após a descrição do dia de uso vc notou algo diferente me avisa.
Ahhh a noite tb coloquei wd em um dos pontos ki ja vi aki no forum e n acontrcru nada.
Caso continue serei obrigado a desmontar para retirar o carburador pq meu quadro n permite mexer no motor sem tirar.
 

jes campos

New member
Nelson H.

Bom dia!

Hj a 4T se comportou mais estável (lembrando que deixei a torneirinha ligada a noite toda) porem quando eu desacelero percebo um ruido entre a roldana da correia e a embreagem...tentei apertar o parafuso central Allen da embreagem mas gira todo o conjunto da engrenagem menor da correa dentada. ou seja esta atritanto, mas isso so acontece quando estou andando nela..no cavalete ela não atrita...

mas voltando a perda da potencia...hj na volta irei testar com a torneirinha voltada pra cima....e tentarei dar uma esticada mais continua para ver o comportamento dela.

desde ja agradeço por estar acompanhando meu problema.
PS(eu era usuario (alias n vou me desfazer dele) do motor 2T 48cc...e rodava limpo..estável e confiante...
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Avalie também se com a torneira aberta, sai gasolina sem restrição pela mangueira. Pode ser que esteja demorando para a gasolina descer e dê falta no motor.
Ok ?

:cool:
 

jes campos

New member
Nelson H.
Boa noite acabei de efetuar um procedimento que vi no fórum para reduzir o barulho colocando grafite em pó pela campânula. . .com relação as falhas ela hh se comportou bem....mas percebi que as partes metalicas estao se chocando na parte da correa causando um freio motor quando desacelero.
No domingo irei fazer o procedimento que me indicou agora para saber se a gasolina está descendo fluente.
Mais uma vez obrigado.

Ah minha correa chega ta raspando na campânula e a roldana maior que tem o pinhao do outro lado está com folga...
Domingo irei tentar alinhar melhor pra ver se pode ser isso
 
Top