O Milagre dos 50cc´s!!!

Carneiro

Member
Boa noite todos, gostaria de dividir essa experiência com os amigos. Aparentemente, não tem nada que ver com bicicletas motorizadas, mas, para os entusiastas em mecânica e motores como eu, tenho certeza que acharão interessante.

Acabei de chegar de uma viagem de 1 mês à Itália. Decolei de lá apenas alguma horas antes do terremoto. Como alguns devem conhecer, existe um fabricante de veículos na Itália chamado Piaggio. Esses caras fabricam diversos tipos de veículos como scooters, lambretas, pequenos utilitários e etc. Mas quero focar minha atenção no triciclo chamado APE 50. Nesta viagem tive a oportunidade de matar toda minha curiosidade sobre este veículo genial. É um triciclo que comporta 2 pessoas na cabine e tem uma pequena caçamba, ou baú - capaz de levar uns 200 quilos. Sabem o que é impressionante neste triciclo? Ele tem um pequeno motor de 50cc, 2 tempos com autolube, 3 marchas para frente e também ré. Tem partida elétrica e um sistema de transmissão com mini homocinéticas. Todo o conjunto motor/caixa de marcha e transmissão é minúsculo e fica na parte traseira. O escapamento é dimensionado, proporcionando o barulho característico O bicho é muito valente e capaz de subir ladeiras bem ingrimes sem problemas. No plano, pode chegar a uns 40 por hora - mais do que suficiente para o propósito. Ele pode ser visto por toda a Itália principalmente nas pequenas cidades do interior. Vi exemplares com mais de 40 anos e ainda funcionando. Me informaram que todas as peças podem ser encontradas ainda. Este modelo ainda é fabricado e custa por volta de 4.000 Euros. Tive a oportunidade de pilotar um. Você simplesmente não acredita que tudo aquilo é conseguido através de um pequeno motor de apenas 50 cc. Um verdadeiro milagre o que eles conseguem em termos de aproveitamento de potência!!!!

Abraços, Carneiro
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Caro Carneiro,
Fiquei muito curioso em saber como é esse triciclo.
Por favor, deixe aqui um link do fabricante italiano para podermos curtir.
:cool:
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Muito bom.
Ótimo para pequenas cargas. Com certeza, pode ser aplicado no Brasil.
Precisaria só de um motor 100% confiável. Porque esses que usamos aqui, não dariam conta de tanto recall.
Ele se encaixaria como ciclomotor ou automóvel ?
 

Carneiro

Member
Bom, aqui no Brasil tem aqueles chineses que batizaram de Motocar, mas, na realidade são motos adaptadas com reboque/caçambas. Acho que a Piaggio nunca lançou o modelo no Brasil por causa da legislação de segurança dos veículos automotores. Como sabemos, a legislação brasileira sobre triciclos é bastante confusa. Lá na Itália, a legislação é bem simples: Esses triciclos podem ser pilotados a partir dos 14 anos de idade, podem trafegar nas áreas urbanas das cidades e áreas rurais, mas, não podem trafegar nas auto-estradas. Como comentei, encontrei modelos com mais de 40 anos de uso e ainda rodando!!!! E olha que os caras lá arregaçam o motor!!! Sobem ladeiras acelerando e sem pena pelas ruas estreitas das cidadelas, com o giro lá em cima!!! A Piaggio tem outros modelos mais potentes e um que o motor é diesel. Mas, esse cinquentinha é que realmente impressiona!!!! Talvez aqui no brasil ele sofresse um pouco com relação à nossa temperatura que é beeeeeem mais alta. Ele também é um sucesso em outros países como Alemanha e Portugal. Os locais comentaram comigo que já estão chegando na Itália os clones concorrentes chineses, mas, que não duram nem 2 anos.
Abraços!!
 
Top