"Manual" para o motor 2 tempos que não liga

Carlos Mayer

New member
O título do tópico é uma brincadeira... Mas a intenção é mesmo chamar a atenção para um problema que vejo com relativa frequência aqui no Fórum (basta dar uma olhada nas postagens de motores de 2 tempos).

Algumas considerações antes das "dicas"...

A mecânica 2 tempos é extremamente simples, em especial nestes motores pois sua finalidade é motorizar bicicletas e imagina-se que ajustes, consertos e manutenção básica serão feitas pelo proprietário.

É fácil entender o desespero quando depois de pedalar, pedalar o motor não liga e muitas vezes graças ao nervosismo e a irritação do momento que coisas óbvias sejam esquecidas...

A primeira (acreditem)... Tem gasolina no tanque e a torneira do tanque está aberta? Já vi acontecer... Um amigo com uma 2 tempos suado depois de pedalar por uns 15 minutos tentando ligar a motorizada (em vão) me liga pedindo ajuda... Fui ao encontro dele e quando olho a mangueira de combustível estava completamente vazia. Abri o tanque e ele também estava completamente vazio... Abastecemos no 1º posto e o motor ligou na segunda tentativa...

A segunda... Cachimbo frouxo ou simplesmente desconectado...

A terceira... Fios do magneto ou CDI desligados ou mesmo entrando em curto após roçar no quadro (o isolante se desgasta e o fio fecha curto).

A quarta... Lavagem inadequada da motorizada. Como diz o manual NÃO ANDAR NA CHUVA, NÃO LAVAR COM MANGUEIRA... Água pode entrar pela tampa lateral esquerda vindo a molhar o magneto. Quando a motorizada for colocada em funcionamento e o magneto gerar energia... Curto circuito...

A quinta... Corta corrente (kill switch ou botão do pânico) molhado... Não adianta pedalar do Rio a São Paulo pois o motor não ligará...

A sexta... A embreagem está tão baixa (desregulada) que deixa a roda traseira girar livre. Sem tranco o motor não liga...

A sétima... O motor pode estar afogado pois no desespero de ligá-lo você acelerou mais do que devia... Espere por uns 5 minutos, acione o afogador e tente novamente sem acelerar...

A oitava... A vela está tão carbonizada ou babada que a centelha é insuficiente para colocar o motor em funcionamento... Retire-a, limpe o excesso de óleo, dê uma lixada no eletrodo recoloque a vela de volta no motor, reconecte o cachimbo e tente novamente...

A nona... A motorizada não liga em rua de terra ou areia... Sim o pneu traseiro precisa de atrito para girar o motor, se ele derrapa no piso o motor não gira e consequentemente não liga... Tente em algum lugar asfaltado ou de cimento (principalmente com as 80cc 2T)...

A décima... Não consegue ligar o motor simplesmente por falta de prática... A solução? Treino heheheh

Como foi dito antes a mecânica 2T é realmente simples, até para aqueles sem muita noção na área. O motor 2 tempos destas motorizadas precisa basicamente de combustível, centelha na vela e um "tranco" para entrar em funcionamento. Então se o motor não ligar entre a primeira e no máximo terceira tentativa é hora de parar e pensar nas situações que coloquei acima...

Vou aprofundar este tópico no sentido de tentar contemplar tudo que possa impedir o motor de entrar em funcionamento... Que sirva de "Manual" para os momentos de desespero... Forte abraço a todos
 
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