lei para motores 80cc - DUVIDA -

dimy

New member
Boa Tarde,

Gostaria de saber as leis sobre as bicicletas motorizadas, tenho habilitação AB, mas tenho que fazer emplacamento da bicicleta? pago alguma taxa anual ou algo assim?


A Bicicleta é personalizada ( fabricação caseira), ela passaria por vistoria ou algo parecido?


Poderia me passar as leis de transito relacionada à esse tipo de bicicleta?


Qual a velocidade máxima permitida?peso? etc.... o uso de capacete é obrigatório?


Não sei se há diferença de estado para outro estado, mas se houver, sou do Espirito Santo!

E quanto ao uso, posso andar na calçada, ciclovia, ou somente onde os carros andam?
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Dimy,
A Fiscalização do Detran pede que o ciclomotor seja emplacado e que ande com carteira sim. Nas bikes motorizadas, não é possível emplacar, pois se trata de uma adaptação. No final, ele é um ciclomotor, mas não pode ser emplacado. Então, como fica ?
Pois é, ficamos no limbo !
Dependemos do bom senso das autoridades para podermos usar a motorizada. Espero que seja regulamentada logo.
Por enquanto, o ideal é perguntar para a autoridade municipal sobre o uso da motorizada na região em que está. Como a coisa é bem confusa ainda, as autoridades deixam passar. Se informe com a polícia militar e a fiscalização de trânsito municipal.
Qual é a sua cidade e estado ?
 

dimy

New member
[FONT=Roboto Condensed, sans-serif]mandei uma menssagem para o detran e ele me respondeu assim:

[/FONT]Senhor, segue resposta à indagação a seguir:

"... então, esta parte esta falando da bicicleta com motor elétrico, gostaria de saber das bicicletas com motor a gasolina.... aquelas 2T.pois pretendo colocar um motor 80cc, e não estou afim de perder meu dinheiro com algo que se um policial me parar pode apreender entende?
quero andar com a bicicleta com tudo certinho!"

REPOSTA:

1 - Neste caso trata-se de um ciclomotor, cuja definição dada pelo Código de Transito - CTB é a seguinte:

[FONT=&quot]CICLOMOTOR - veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada
[FONT=&quot]não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (50 CC ou 3,05 polegadas cúbicas)[/FONT][FONT=&quot] e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinqüenta quilômetros por hora (50km/h).

[/FONT]
[/FONT]​
[FONT=&quot][/FONT]2 - Considerando a pretensão de colocar um motor de 80 CC, esclarecemos que ciclos com motor de potencia superior a 50 CC são equiparados a motocicletas.

3 - As Resoluções CONTRAN nº 555/2015, 549/2015, 548/2015, 465/2013 e 453/2013, disponíveis no site do DENATRAN, dispõe sobre o registro e licenciamento de ciclomotores e equipamentos obrigatórios para condução nas vias publicas.

Atenciosamente,
Coordenação-Geral de Infraestrutura de Trânsito
 

dimy

New member
li as resoluções do CONTRAN informadas no e-mail....minha opinião: Essas leis são impossiveis...Eles dão a intenção de querer transformar as ciclomotores em motos. o_O
Sendo que não é essa a finalidade, pois as mesmas não podem circular numa BR ou até mesmo em Rodovias, e se duvidar não pode nem nas avenidas. Sendo que se a mesma não tivesse o motor poderia dar a volta no mundo. Ás vezes quando vou viajar para vitória aki no ES sempre vejo aquelas bicicletas speed a 60km/h na rodovia, ou as de XC, subindo altas serras.

Eles querem impor uma lei, sem especificar. Pra algumas coisas pode, pra outras não pode, então vc paga mais imposto.
 
Top