Junte dois 50cc 2T e faça um 100cc V-Twin

Carlos Mayer

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A uns quatro anos trabalho com bicicletas motorizadas. Leio tudo que encontro sobre o tema na internet, participo de Fóruns, Listas de Discussão e Grupos sobre o assunto que me fascina...

Nestas andanças conheci um engenheiro mecânico que me disse na ocasião que estava unindo 2 motores de 50cc 2 tempos (iguais aos nossos) afim de fazer um V-Twin de 100cc para uma board racer.

Trocamos muitas idéias na ocasião e o que parecia um sonho virou realidade...

Um teste de "espaço" no quadro... O tanque já pronto...

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Mais de perto dois pinhões e apenas uma embreagem para dois motores...

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Neste primeiro momento a "união" dos motores foi feita de qualquer maneira como ele mesmo disse... Solda, Durepoxi e o que mais estivesse ao alcance da mão...

Os primeiros testes indicaram que não haveria necessidade de 2 magnetos (um por motor), mas de 2 magnetos em apenas um rotor... E foi o que ele fez...

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Só que mesmo na base do improviso o negócio ficou tão bom que ele resolveu pedir a um amigo que desenhasse no CAD um bloco específico para o V-Twin apelidado por ele de ACME...

CONTINUA...
 

Carlos Mayer

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Com o desenho em mãos as duas metades do bloco foram encomendadas e o resultado foi este...

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E como ficará fechado...

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Acabamento muito melhor do que o do primeiro protótipo... A idéia, vender este bloco para que qualquer proprietário de bicicletas motorizadas possa montar seu V-Twin de 100cc 2 tempos... Por enfrentar a desconfiança de todos que diziam: Isso não é possível! Não vai funcionar! Etc ele (invocado) pegou o ACME V-Twin 100cc colocou em um cavalete, improvisou 2 silenciosos (que verão não deram certo), instalou apenas um carburador no improviso e colocou a traquitana para funcionar...


Neste primeiro momento (e ainda com dois magnetos) reparem que ele desliga um motor de cada vez. Problema solucionado com a utilização de apenas 1 rotor e 2 magnetos...

Em breve a versão final com o bloco definitivo estará montada e ai compartilho com vocês mais informações.

Sem dúvidas vou importar um bloco destes heheheh...

Espero que gostem... Forte abraço a todos!!!
 

budget100

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O cara é engenhoso, criativo e determinado. Além de um tanque de combustível espetacular a imagem do motor de dois cilindros no centro do quadro ficou impressionantemente harmônica. É importante ressaltar, ainda, que a bicicleta dele leva pneus brancos o que a torna mais bonita e elegante. Ficando pronta será um modelo muito especial.
O desligamento é fácil de resolver. Creio que ele não quis perder tempo de colocar mais uma fita isolante. Não vislubro qualquer lugar de onde estas modificações irão parar. Não há limites. Chegaremos a modelos tão especiais que colocarão muitos modelos de motocicleta no chinelo. Bela e oportuna postatem.
 

Sidney

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boa tarde

Não creio que esse motor venha a funcionar a contento com dois virabrquins e sem sincronismo, veja bem !!!!

em quanto um cilindro sobe o outro desce fazendo força assim por diante, repare que a engrenagem que fica no meio ela fica parada e motor em funcionamento aleotoriamente.

nem tudo na internet e verdade.


Sidney
 

budget100

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Prezado Sidney.

No modelo apresentado são dois motores, cada um com seu virabrequim e que funcionam independente um do outro. A força que produzem são transmitidas para a engrenagem pequena que, por sua vez, trasmitem para apenas uma grande. A sincronia, em função da angulação diferente, usando um magneto com duas bobinas (uma para cada motor) para cada motor, é facilmente conseguida ajustando o "ponto" do motor no momento de montar a engrenagem. Uma idéia simples, depois de descoberta, é claro. O mais difícil seria unir os dois motores como ele fez. No caso do vídeo ele provou um ótimo funcionamento mesmo sob condições não satisfatórias. Pense da seguinte forma: Os motores estão unidos pelo bloco. Cada um tem o seu virabrequim. Imaginando que cada um use um conjunto de magneto/bobina, você conseguiria ligar um de cada vez, certo? Se você liga um de cada vez poderia ligá-los ao mesmo tempo, certo? Para aproveitar a potência de 2 motores 50cc, una-os de forma que a pequena engrenagem, onde resulta a força produzida pelo motor, a uma engrenagem grande (onde fica a embregagem), fazendo com que os dois somem suas forças em um único eixo onde será preso o pinhão. Dê uma pensada sobre isso. O vídeo é bastante esclarecedor. Não tem trucagem, pode acreditar.
 

Sidney

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ainda continuo duvidando que essa traquitana funcione.

fazer funcionando os dois motores tudo bem, tracionar alguma coisa???????????????????????
 
Bom, olhando os esquemas me parece que a ideia funciona, os motores estao sincronizados em uma unica embreagem, do mesmo jeito que um motor funciona penso que este esquema também funcionaria.
Não entendi esse "tracionar", como assim? Você pergunta será que o motor tem força para puxar algo? Se for isso como disse acredito que sim, a ideia parece funcional
 

budget100

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Repare que neste teste cada motor tem seu magneto e bobina independentes. Não vimos outro lado. Com certeza não está montada a embreagem. As pequenas voltas parciais que o pistão apresenta é por causa da vibração do conjunto. Ali os motores estão ligados pelo bloco e pelo carburador que serve aos dois. O sistema não está todo pronto. O ponto, caso se utilize apenas um magneto será conseguido no momento da montagem.
 
Por causa da vibração ou da embreagem mal regulada, o que quis dizer é que as voltas parciais do pinhão não estão ligadas aos virabrequins. E sim, no vídeo é usado 2 rotores com magnetos, mas conforme o post do Carlos a idéia é deixar apenas 1 rotor com os 2 magnetos, e neste caso fica impossivel deixar os dois motores defasados, pois o rotor também controla o tempo da faisca, concorda?
 

budget100

New member
Olá Victor. Quando for colocado apenas um magneto, e duas bobinas, haverá uma defasagem de 180 graus mais a diferença de angulação dos dois cilindros. Eles ficam inclinados entre eles. Esta angulação mais os 180 graus de meia volta do magneto (porque a segunda bobina está exatamente em frente a outra no mesmo magneto) será compensada na montagem do motor. Mais ou menos assim:

O primeiro motor, digamos o da esquerda, que está com o magneto, será montado de acordo com o que vem de fábrica com a bonina do lado esquerdo do magneto. Para facilitar, define-se quando o magneto passa no centro da bobina esquerda, a posição do respectivo pistão. Travamos"ou marcamos a posição do pistão do primeiro motor nesta posição. Passamos para o segundo. Colocamos o magneto no centro da bobina da direita e giramos a engrenagem pequena até que o pistão fique na mesma posição que o outro. Fixamos ou marcamos também esta posição. Aí colocamos a engrenagem grande, onde fica a embreagem, encaixando as engrenagens pequenas nas posições que foram fixadas. O primeiro motor já estava no seu ponto original e o segundo fica, também, com o seu ponto de forma que ao passar o magneto pelo centro da bobina ele esteja na mesma posição do outro. Esta posição não mudará porque as engrenagem se encaixam sem deixá-los de mudar de lugar. Com esta providência creio que o motor ficaria/ficará mais balanceado. A defasagem de 180 graus fará com que os motores não tenham a explosão ao mesmo tempo. No caso de usar um magneto e uma bobina para cada um eles ficarão com o momento de explosão muito próximos, com uma defasagem pequena proporcionada pelo ângulo dos dois cilindros.

Mas o que vale é que este post feito pelo Carlos está convidando-nos a discutir e pensar no assunto. Afinal, estamos em um fórum de discussão. Daqui a pouco o Carlos aparece para dar-nos o inapelável "veredicto"! Mas que este motor em uma bicicleta ficaria espetacular..... muito mesmo!
 
Na verdade, a inclinação entre eles não tem influencia na defasagem, a questão é que com um rotor e as duas bobinas, o tempo da faisca será igual para as duas bobinas que na verdade não importa se é no centro da bobina, mas sim quando o rotor estiver perpendicular aos suportes superior e inferior. Como o tempo de faisca é o mesmo para os dois motores, logicamente eles só podem ter a explosão simultaneamente, sem nenhuma defasagem.
Se você posicionar a engrenagem de qualquer motor fora dessa relação, aconteceria que a faisca seria dado em uma hora que nao fosse o PMS, e isso levaria este cilindro a nao funcionar.
Para resolver isso seria necessário 2 rotores e 2 magnetos sendo cada cilindro alinhado com o seu rotor para que este fique perpendicular ao magneto no PMS, e depois alinhar os dois motores atraves das engrenagens do lado da embreagem para que eles fiquem meia volta defasados e mesmo assim cada um com sua faisca no tempo certo.
 

budget100

New member
Victor.

Se você tem em cada motor o seu magneto correspondente eles funcionam independentes. Neste caso, qualquer posição que você colocar a engrenagem maior, funciona. Você ainda poderá escolher de que forma você deseja a explosão dos cilindros. Um em cima... outro embaixo... os dois juntos. Cada um tem seu ponto, e já está definido. Falta apenas a ligação ao eixo que levará o pinhão para tracionar a corrente, certo?

De outra meneira, usando 1 magneto e duas bobinas, movimentados por apenas um motor, aí sim é que se tem que ajustar o ponto do segundo motor em relação ao magneto que está no primeiro motor.
 
Última edição:
Isso, exatamente isso que eu quis dizer.
Só para deixar claro alguns termos que estão me confundindo, a parte que se move do "magneto" é o rotor, o magneto é como eu chamo a estrutura de metal que envolve o rotor em forma de "C" e a bobina está enrolada ao magneto.
Como você disse, quando existe apenas um rotor, os motores devem estar perfeitamente alinhados, ou seja, enquanto um está no PMS o outro também deve estar, a minha colocação foi de que isso não é a melhor configuração para um motor 2 tempos bicilindrico, e sim uma defasagem de 180º que só é proporcionada se ,como você disse, eles tiverem magnetos e rotores independentes e assim possam funcionar em qualquer defasagem que quiserem, assim é só ajustar pelas engrenagens da embreagem uma defasagem de 180º (Quando um está em PMS o outro está em PMI), mas para qualquer defasagem existir é necessário 2 rotores.
 

Carlos Mayer

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A desconfiança do Sidney é absolutamente compreensível...

Vamos esclarecer alguns pontos importantes (que aliás foram sabiamente colocados pelo Budget)

1º Ele apenas colocou o motor em funcionamento para mostrar a viabilidade do projeto. Neste momento o motor estava sem a engrenagem grande da embreagem por isso os pinhões giram apenas pela ação da vibração do conjunto já que não está instalada a embreagem...

2º A força produzida pelos dois motores não será "compartilhada" pelo virabrequim. Aliás isso sequer foi cogitado pelo engenheiro ou mencionado por mim na postagem. A força dos dois motores será direcionada pelo pinhão de cada motor à engrenagem da embreagem que será única e terá a mola reforçada...

3º O primeiro problema foi relacionado ao ponto dos motores. Isso quando ele testou usando 2 magnetos e 2 rotores. A solução 2 magnetos e 1 rotor.

4º Após a utilização de 2 rotores e apenas 1 rotor ele colocou o motor dianteiro em PMS (Ponto Morto Superior) e o motor traseiro em PMI (Ponto Morto Inferior). De imediato a vibração reduziu drasticamente e agora o V-Twin chega ao limite de giros sem maiores problemas.

5º Aqui a Cherokee 160cc V-Twin que foi criada por ele e ele usa diariamente...

Lado direito

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Lado esquerdo

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Esta ele não comercializa, nem as soluções adotadas porque ele não as considera "dignas". Ahhh isso foi apenas uma brincadeira disse ele...

Não acho justo ou sequer válido críticas como não funciona, não vai funcionar, não é assim ou não é assado... Principalmente por se tratar de uma sacada genial, um trabalho mais genial ainda...

O Sr. que está trabalhando no V-Twin é um engenheiro mecânico, projetista e restaurador de renome nos EUA. Tem mais de 45 anos de experiência em motores com ênfase em motores V-Twin de board racers (Harley, Yale, Excelsior, Victoria, Evans, Indian e Flying Merkel dentre outras) que ele restaura em sua oficina, aliás sua especialidade.

Máquinas entre de 50.000 a 150.000 U$ que voltam a vida e são restauradas a estado de Zero Km muitas vezes com peças que não existem mais e são paciente e caprichosamente fabricadas a mão respeitando todas as características e materiais originais.

Este projeto de acordo com ele tem como única finalidade criar um V-Twin acessível e de fácil manutenção. No mais acreditem ele não perderia tempo postando vídeos "fake" na internet heheheh...
 
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Carlos Mayer

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Mais um vídeo do V-Twin 100cc 2T (em versão definitiva) funcionando... Mesmo faltando alguns ajustes o visual do motor com o novo bloco ficou muito caprichado... Adorei a motorizada no estilo das board racers também...

 
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Sidney

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Ae Carlos, bom dia

Colocado dessa forma ficou lindo esse motor.

Desculpe o trabalho que te dei para me convencer, mas foi muito instrutivo.

Abraços

Sidney
 

Carlos Mayer

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Chegou a ver o passo a passo da montagem? Muito caprichada a versão final não achou?

Não esquenta porque é assim mesmo, eu quando soube que um V-Twin estava sendo construído com 2 motores de 50cc fiquei meio incrédulo também, aquelas primeiras fotos e o vídeo também não ajudaram muito pois mais parecia o V-Twin das Organizações Tabajara... Mas nada como a dedicação (e as ferramentas) do Jerry... Vou criar um tópico aqui com alguns "antes" e "depois" de board racers que ele restaurou... Ai tem que imitar o Luciano Hulk... Loucura, loucura, loucura...

Valeu Sidney abração
 
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