Iluminação

rodrigovedana

New member
KIT DÍNAMO
Olá pessoal! Tenho certeza de que não sou o único com essa dúvida. Então, gostaria de saber se alguém conhece um tutorial detalhado de instalação desses kits (de preferência estilo antigo). Desde já, obrigado à todos que colaborarem!
Abraço!
 

Carlos Mayer

New member
O procedimento eu conheço, tutorial só se eu fizer um pra você amigo...

A instalação de dínamo não apresenta um desafio já que o aterramento se dá pelo quadro da bicicleta e os positivos do dínamo são ligados um ao farol (12V) e o outro à lanterna traseira (6 V). O dínamo deve ser posicionado de forma que quando "armado" encoste na banda de rodagem do pneu traseiro ou dianteiro (prefiro o traseiro). Em 90% dos casos quando após a instalação o farol não acende o problema é falta de aterramento. Ai basta apertar um pouco mais o parafuso que tem por finalidade perfurar a tinta atingindo diretamente o metal do quadro...

Esta imagem mostra o posicionamento do dínamo caso resolva instalar na roda traseira...

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Prometo para breve um passo a passo com imagens Ok. E agradeço pela dica... Forte abraço
 

rodrigovedana

New member
Eu é que preciso agradecer Carlos Mayer. Muito obrigado pela dica do parafuso! bem que eu não entendia por que só tinha fase. a circulação dá-se pelo aterramento. tão simples, e eu não parei pra pensar nisso. :)
Eu sou um cara muito curioso, e participo de diversos fóruns, de diversos assuntos. Em todos eles, sempre há muitos membros que colaboram com dúvidas e desenvolvimento. Por isso, gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho no fórum. Pois sei que és muito dedicado e carrega-o nas costas. Muito obrigado master!!!
 

budget100

New member
Prezados amigos.
Ainda estou às voltas com a instalação de um farol decente ligado ao magneto. A limitação de uma potência de 3w é algo a se considerar. Ainda mais que em baixa velocidade, esta lâmpada de, no máximo 3w, ainda não se acende completamente. Estou em vias de terminar um esquema para usar uma bateria de celular dentro do farol (qualquer farol) que abrigue em seu interior. Esta será carregada pelo magneto, acima de 30Km/h ou de dia e fornecerá luz constante, em baixa ou alta velocidade. Creio que poderão ser colocados até 14 leds de 5mm no farol e ainda com uma "quebra" de mais 3 leds para a "tail Light" dentro. Minha idéia é colocar o pequeno circuito (bem simples na verdade), dentro do farol cromado comum. Pode parecer algo muito complicado mas deixará a iluminação muito melhor e mais racionalizada. Se alguém se interessar me avise que coloco o esquema aqui assim que estiver pronto. Creio que com habilidade manual, capricho e alguma habilidade em eletronica se possa produzir o sistema sem problemas. Quem tem baterias velhas de celular em casa... deixe-as guardadas. Quem sabe iremos ambientalmente aproveitá-las?
Abraços a todos.
 

budget100

New member
Olá Rodrigo.

A eficiência dos Leds (iluminação x consumo) da lanterna de cabeça que comprei achei impressionante. Muita luz e um consumo aceitável e 15 horas com eficiência completa de iluminação. Em último caso, já dá para prender a lanterna no guidon e ter uma das melhores iluminações que já vi para bicicletas. Lógico que não testei os faróis "top" que usam bateria e que custam acima de R$ 200,00. Creio que hoje já terei uma posição sobre a melhor forma de uso.

Já desmontei a lantera e fotografei cada passo. Farei o mesmo se der certo o que estou planejando e posto por aqui. Prepare-se para comprar esta lanterna em loja de 1,99. A minha custou R$ 8,00. Se der certo coloco, primeiro, a foto do produto para quem quiser procurar já ter uma referência. Abraços
 

budget100

New member
Prezados amigos.
A capítulo 1 de minha novela com a iluminação para a Bike ficou pronta. Já fiz o "debut" ontem vindo para casa de noite em uma passeio de 7 quilômetros.
Abrirei, ainda hoje, um novo posto com o passo a passo que fiz sobre, com fotos, de toda a instalação inicial.
Achei interessante o Link do "Dínamo Moderno". É uma ótima solução também. Apenas temos que analisar o seu custo final dentre inúmeras melhorias possíveis em nossas motorizadas. Alguém te a idéia do preço? Abraços a todos.
 
Dinamo na minha queimou tudo, a solução foi comprar uma lampada nova de 6v3w e substituir a do farol e ligar ao magneto (não ilumina muito bem, mas uso mesmo é para sinalização), a iluminação traseira ficou por conta de um sinalizador vermelho de bicicleta preso em cima do paralama.
 

Carlos Mayer

New member
A idéia é bacana... Mas minhas conclusões dou depois da primeira chuva :(... Com aquele engate do tipo usado em acendedores de cigarro de carros é certo que não resistirá a água... mas a idéia é 10 e me deixa feliz ver um produto assim sendo fabricado (ou vendido) no Brasil. Abç
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Osvaldo

O kit que está no link me parece muito bem feito e o preço é justo... Lembre-se que estes kits são feitos para bicicletas que não passam (normalmente) dos 25 - 30 Km/h... Sua motorizada chega fácil aos 50 ou mais Km/h e nesta velocidade com o dínamo em funcionamento lá se vão as lâmpadas... Por isso prefiro ligar um farol de 6 Volts 3 Watts ao fio branco do magneto... Forte abraço
 
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