Hidrogênio como combustível auxiliar

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Bem pessoal, venho colocar em pauta uma informação sobre energia limpa e barata. Já ouvimos falar muito em combustíveis alternativos aos hidrocarbonetos (derivados do petróleo).
Quero mostrar para os usuários do fórum que há o hidrogênio. Parece coisa do futuro mas é muito acessível a todos nós. Nos links que vou passar, são só alguns exemplos que achei. Quero que vcs pesquisem mais no YouTube e vejam como é simples a montagem de um kit. Para motos, vi que tem poucos vídeos mas para carros tem bastante.
Para a aplicação nas bikes motorizadas 2t e 4t, acho viável e até acho que possa usar somente o hidrogênio como combustível. Pode também usar como misto, gasolina + hidrogênio. Seria a gasolina misturada com hidrogenio. Na entrada do carburador, entra o ar + hidrogênio, acrescido da gasolina. Acho q funciona.
Claro, é um gás inflamável e deve ser considerado os itens de segurança como corta chamas e válvulas de retenção (coisa simples também).

É Isso, bike movida a água desmineralizada e o bom é que a água não é consumida. Energia infinita e barata. Porque esse projeto não foi para frente ? Bem, acho que nem preciso falar dos impactos que isso provocaria no mundo do petróleo se isso fosse bem informado para a população.
No uso misto, a economia de combustível chega a 60% e no uso somente do gás o custo é ZERO.
Chega de blá blá blá, vejam o vídeo e pesquisem mais sobre o assunto.
Link 1: http://www.hho-brazil.com/hidrogenio-hho-gerador/
Link 2: https://m.youtube.com/watch?v=U-kuE7RtNRk
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Re: Hidrogênio como combustível suplementar

Verifiquei no ML que existe um fabricante nacional que vende para motos e poderá ser usado nas bikes motorizadas.
Com certeza, isso melhorará a economia de combustível e aumentará um pouco a potência do motor. Se alguém tiver conhecimento deste projeto, por favor, poste aqui para informar outros usuários.
Segue o link do vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-605427962-batik-moto-gerador-de-hidrognio-_JM :cool:
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Re: Hidrogênio como combustível suplementar

Verifiquei no ML que existe um fabricante nacional que vende para motos e poderá ser usado nas bikes motorizadas.
Com certeza, isso melhorará a economia de combustível e aumentará um pouco a potência do motor. Se alguém tiver conhecimento deste projeto, por favor, poste aqui para informar outros usuários.
Segue o link do vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-605427962-batik-moto-gerador-de-hidrognio-_JM :cool:

Há uma limitação neste projeto que é a eneria fornecida para o gerador. Precisaria de 12 v e pelo menos 2 A. Talvez seja possível alguma adaptação para isso.
 

Fernando jp

New member
Nelson, ja vi este recurso mas pra carros, no caso das binas acho que aumentaria muito o peso o qual iria prejudicar o desempenho sendo que o hidrogenio é altamente explosivo podendo aumenrtar a força da explosão da camara o qual poderia danificar ou aumentar o desgaste tipo como o turbo compressor faz num motor que se adapta ele, mas e legal, tava pensando em colocar o nitrogenio num cilindro e ir injetando tipo um nitro pra usar nas subidas é ima ideia mas usar direto acho na minha opinião inviavel pois se necessita de uma corrente de energia um reator ( celula) o qual tem um peso consideravel, mas legal vc se esforçar em ajudar a todos, vejo vc sempre respondendo a todos e de alguma forma ajudar legal isso, mais pra frente vou projetar um cilindro tipo uma seringa que eu possa aspirar pra dentro o nitrogenio certo que quantidade baixa por ser altamente explosivo e quando precissar injetar no carburador em quantidades a serem calculados, dessa forma acho que seria mais viavel mas temos que ver e estudar os pontos :
 

Fernando jp

New member
como: quantidade a injetar, como injetar, como armazenar, e quantidade a armazenar, e sistema de carga e descarga de cada injetada, tava pensando em uma seringa, faria o nitrogenio, dentro de uma garrafa pet e depois com uma seringa puxar como o embolo pra carregar e na hora de injetar no carburador fazer uma mola pra empurrar pra descarregar no carburador, mas ai que ta sera que não vai vazar do seringa ? precisaria de um sistema de vaco e pressão, pois para carregar um cilindro em pressao com nitrogenio seria preciso que o gas esteje em maior pressao o qual ai complica ou seria possivel aspirar com uma seringa e depois injetar num cilindro e ai ja era o mesmo ja sairia como sprey ? mas vamos estudar o caso ainda, ja pensou uma bina com kit de arrancada tipo nitro kkkk

sei la se falei muita besteira um momento de insanidade da ideia
abraços
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Pois é, Fernando. Enquanto estiver na área, estarei tentando ajudar.
Quanto ao sistema de célula a hidrogênio, o peso máximo ficaria em torno de 2 Kg, entre celula + borbulhador + bateria + mangueiras. Isso porque o conjunto seria pequeno devido ao baixo consumo de ar do motor 50 cc. Se fosse para carro, imagino que chegaria a 10 Kg fácil. A ideia é continuar usando a gasolina e o hidrogênio ser apenas um complemento substituindo o ar.
Logo que conseguir os materiais, vou montar uma célula viável para binas. Com isso, já passarei mastigadinho pro pessoal copiar e colocar de modo simples nas bikes.

Em relação ao nitrogênio, desconheço como combustível. Vi que usam muito em carros esportivos mas não sei como será usado no motor. Sei que o nitrogênio não é explosivo e é inerte, só isso. O tri-iodeto de nitrogênio, esse sim é altamente explosivo. Seria esse ?:cool:
 

Fernando jp

New member
Pois é, Fernando. Enquanto estiver na área, estarei tentando ajudar.
Quanto ao sistema de célula a hidrogênio, o peso máximo ficaria em torno de 2 Kg, entre celula + borbulhador + bateria + mangueiras. Isso porque o conjunto seria pequeno devido ao baixo consumo de ar do motor 50 cc. Se fosse para carro, imagino que chegaria a 10 Kg fácil. A ideia é continuar usando a gasolina e o hidrogênio ser apenas um complemento substituindo o ar.
Logo que conseguir os materiais, vou montar uma célula viável para binas. Com isso, já passarei mastigadinho pro pessoal copiar e colocar de modo simples nas bikes.

Em relação ao nitrogênio, desconheço como combustível. Vi que usam muito em carros esportivos mas não sei como será usado no motor. Sei que o nitrogênio não é explosivo e é inerte, só isso. O tri-iodeto de nitrogênio, esse sim é altamente explosivo. Seria esse ?:cool:

boa tarde, desculpe a confusão, no lugar que escrevi nitrogenio o correto é hidrogenio, seria carregar ele pronto apenas ingetar o hidrogenio na hora de uma subida e tal, tipo nitro dos carro mas usando hidrogenio, é uma ideia, pois ai vc não iria carregar a celula de geração e borbulhador e bateria , apenas o cilcindro tipo um spray onde vc iria acionar ele apenas nas subidas ou nas retas pra dar uma puxada mais forte caso de uma ultrapassagem quem sabe, vc produziria em casa e carregava o cilindro e instalava na bina e quando acabar é so recarregar
uma ideia quem sabe vou pesquisar um pouco
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Entendi o seu projeto. Para encher o reservatório, talvez vc devesse usar um tipo de enchedor de bexigas (de festa) que suporte maior pressão. Ele succiona na parte de trás e aplica no bico da frente. Use uma válvula direcional para que a pressão do reservatório não saia qdo estiver abastecendo o reservatório. Para aplicar o hidrogênio no carburador, use um regulador de fluxo. É bem mais fácil de controlar. Se usar a latinha de spray, não teria muito controle de vazão, principalmente andando na bike.
Acredito que é viável sim. :cool:
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Para quem está acompanhando o meu processo de desenvolvimento de uma célula de hidrogênio, cheguei a montar uma pequena célula e obtive resultados expressivos.
Nao tinha os materiais ideais mas para consolidar até esta fase, serviu bem. Pesquisando em outros fóruns do assunto, vi que o problema era a fonte de energia elétrica para este tipo de geração.
Como as Bikes não tem bateria, isso seria uma barreira, pois precisaria de pelo menos 2 amperes para gerar o hidrogenio.
No meu projeto, penso em inserir uma bateria de 4 amperes (12v) e fazer a realimentação da bateria em casa.
Outro projeto é fazer um sistema de geração de corrente na bike sem dínamo, usando ímãs de neodímio e bobinas que poderia carregar a bateria da bike enquanto roda.

Claro, tudo isso demanda tempo e vou fazer por partes. Primeiro montar uma célula pequena e compacta que seja viável colocar na bike usando bateria e depois um jeito de gerar corrente sem jogar esforço no motor.
Se for possível, amanhã postarei um vídeo da montagem que fiz. É um protótipo e ainda deverá ser modificado para que seja fixado com segurança na bike.

Falta ainda saber o volume de ar que é consumido pelo motor 50cc.
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
legal !! manda ai tava vendo e bolando um mas to sem tempo
boa sorte

Fiz a montagem de um reator de hidrogênio bem capenga mas já deu para ver que é possível e precisa melhorar muito a montagem.
A quantidade de bolhas foi pouca mas pelos videos do youtube, pesquisei que não precisa de muito para melhorar a economia das motorizadas. Nos videos do youtube, aparecem motos sendo testadas com este combustível e funcionam. Só que são motos de 125 a 250cc. As nossas motorizadas são 50cc. Consumo Três, quatro ou cinco vezes menor que o de motos.
O meu teste visou avaliar a veracidade do poder do hidrogênio e se é possível um jeito caseiro de fazê-lo.
Usei uma fonte de 5 volts e 1 ampere. Bem fraquinho, eu sei, mas já deu para ver umas bolhinhas. Concluí que precisa de uns 12 volts e 2 amperes para gerar o gás hidrogênio ideal para as bikes motorizadas. O material dos eletrodos, eu usei arames de solda inox 316L de 2,5 mm de diametro. O ideal seria usar chapas de inox, mas eu não tenho. Então usei o que estava mais fácil de comprar e fabricar.
Antes de definir o tamanho da bateria que terei que colocar na bike, tentarei comprar uma fonte de 12v e 2A. Acredito que com isso, terei melhor resultado.
Essa fica para o próximo vídeo.
Vejam que no vídeo que fiz, mostra eu queimando o hidrogênio. Coisa forte.
Não tenho a bike motorizada mas logo que tiver, montarei com um reservatório pequeno e sem cara de gambiarra.
A montagem foi feita na mesa da cozinha. :cool:

http://youtu.be/F7GGkmQGDZM
 

Fernando jp

New member
então tambem vi uma que se mistura soda caustica com aluminio o qual se produz hidrogenio tambem mas ele gera muito calor na reação !! mas acho inviavel sei la mas a celula e uma boa pra dar um tork a mais na subidas
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
então tambem vi uma que se mistura soda caustica com aluminio o qual se produz hidrogenio tambem mas ele gera muito calor na reação !! mas acho inviavel sei la mas a celula e uma boa pra dar um tork a mais na subidas

Com o eletrodo de alumínio, gera-se mais oxigenio do que hidrogênio. Contrário do inox e outros aços que geram mais hidrogênio do que oxigênio. Um sistema viável, seria usar o hidrogênio somente como complemetar, porque se for usar 100%, a célula ficaria muito grande.
Ainda tenho um longo caminho a ser desenvolvido. Todos os resultados, postarei aqui.
Na internet, todos os protótipos sao de baixa eficiência, igual ao meu mas tem um que cara q conseguiu fazer muito gás. Nesse caso, a coisa virou secreto. Ele nao abriu para a net. Com persistência eu chego lá.
 

Fernando jp

New member
Com o eletrodo de alumínio, gera-se mais oxigenio do que hidrogênio. Contrário do inox e outros aços que geram mais hidrogênio do que oxigênio. Um sistema viável, seria usar o hidrogênio somente como complemetar, porque se for usar 100%, a célula ficaria muito grande.
Ainda tenho um longo caminho a ser desenvolvido. Todos os resultados, postarei aqui.
Na internet, todos os protótipos sao de baixa eficiência, igual ao meu mas tem um que cara q conseguiu fazer muito gás. Nesse caso, a coisa virou secreto. Ele nao abriu para a net. Com persistência eu chego lá.


desculpe acho que não falei certo da uma olhada neste video +- o que lhe falei

https://www.youtube.com/watch?v=omWjbnEh2Fk
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
desculpe acho que não falei certo da uma olhada neste video +- o que lhe falei

https://www.youtube.com/watch?v=omWjbnEh2Fk

Tranquilo Fernando. Já havia entendido de prima. Sem eletricidade, certo ? Gera mais oxigênio do que hidrogênio mesmo. Neste caso, o alumínio é consumido, deixando resíduos na solução, contaminando-a.
Com o inox, isso ocorreria só depois de meses, se usado diariamente.
Mas é isso aí, pesquisando e aprendendo.
Até as derrotas nos tornam mais fortes. Pra frente, sempre !
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Nelson

Muito bacana (e viável) a ideia.

Sabe aquelas noites em que acabamos nos perdendo no YouTube? Tipo, entramos atrás de um assunto específico e de link em link, vídeo em vídeo acabamos vendo vídeos inacreditáveis? Pois foi numa noite destas que vi um vídeo de um português que construiu em casa uma célula de hidrogênio e com ela colocou uma Comet 4 tempos para funcionar. A célula ainda era improvisada, se não me engano construída dentro de um filtro de bomba de piscina, mas o motor funcionou sereno com o gás.

Dei uma rápida olhada em "Meus Favoritos" e encontrei o link que compartilho contigo.


Repare nas soluções que ele utilizou. Bateria de moto, um vaso de expansão (provavelmente de radiador) e um filtro de piscina como célula.

A ideia é sensacional e com certeza viável. Continue compartilhando os progressos Ok.

Forte abraço
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Carlos Mayer,
Realmente, acredito que será uma boa alternativa para as binas. Há que se desenvolver bastante ainda. Vi videos, relatos e trabalhos de graduação sobre os reatores de hidrogênio. Alguns infelizmente, ilusionistas e outras com "meia verdade". Tem muitos que levam a sério este desenvolvimento e tem alcançado resultados animadores.
Espero chegar numa condição em que seja viável a geração de hidrogênio numa bike motorizada de modo limpo, eficiente e acessível. Ainda não acredito num fornecimento 100% como combustível mas tentarei pelo menos chegar nos 50%.
 

Fernando jp

New member
Carlos Mayer,
Realmente, acredito que será uma boa alternativa para as binas. Há que se desenvolver bastante ainda. Vi videos, relatos e trabalhos de graduação sobre os reatores de hidrogênio. Alguns infelizmente, ilusionistas e outras com "meia verdade". Tem muitos que levam a sério este desenvolvimento e tem alcançado resultados animadores.
Espero chegar numa condição em que seja viável a geração de hidrogênio numa bike motorizada de modo limpo, eficiente e acessível. Ainda não acredito num fornecimento 100% como combustível mas tentarei pelo menos chegar nos 50%.


tem meu apoio !!! isso sim!!! vamos que vamos !! pois o petroleo ja era !!! tambem to estudando uma celula mas o problema é a bateria a voltagem e amperagem !! e recarregar seria bom ter um dinamo que desse conta do recado !!! mas vamos ver estudar e aperfeiçoar !!!:D:D:D
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Só para manter a chama acesa, estou postando mais um vídeo, anterior ao que já havia postado. É o primeiro vídeo que fiz comentando sobre a execução do experimento.
Vejam o vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=AzNKv1_D5n4&feature=[youtu.be]
Basicamente, cheguei a conclusão que tem que ser uma célula seca e deve ser usado o solução de Carbonato de Potássio e a carga elétrica deve ser de até 2 amperes. Fiz a medição do volume de gás do teste que fiz no último teste e obtive 75 ml por minuto. Para motorizadas, acredito que deva ser de 200 ml.
Então, falta bastante para chegar neste volume. Bem, o caminho já sei, falta a execução. Cortar chapas de inox não é fácil e conseguir o tal carbonato também.
Aos passos de tartaruga, chego lá.
 
Última edição:
Top