Este negócio de que não posso andar na "banguela" é bobagem

Carlos Mayer

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Ninguém nasce sabendo não é?

Muitos dos proprietários de bicicletas motorizadas de 2 e 4 tempos são marinheiros de primeira viagem ou tem nestes veículos seu primeiro veículo motorizado. Na fissura de montar o mais rápido possível e sair para passear a leitura do manual quase sempre fica relegada a segundo plano...

O sujeito sai para uma volta... Começa a descer uma ladeira... Deixa o motor em marcha lenta para aproveitar a descida (os pads desencostam da campânula) e lá no final da descida reacelera sem dó nem piedade... Resultado?

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Ahhh mas não foi culpa minha... A campânula quebrou porque é vagabunda... Não é bem por ai... A campânula é a "proteção" do eixo do motor... Se fosse feita de aço, não partiria, e todo o golpe dado pela situação descrita acima recairia sobre o eixo do motor e o pistão possivelmente danificando os dois... No mais isso só acontece em situações extraordinárias e acreditem SEMPRE por erro de pilotagem já que na situação descrita o correto seria reacelerar o motor apenas quando estivesse devagar... Quase parando...
 

Julio Caezar

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Pergunto:
Nestes caso de descer em banguela não seria mais sensato desligar o motor e dai no final da descida fazer uso do impulso para religar o motor ? serio o mais indicado ou é a mesma coisa que acelerar ele logo apos o termino da descida?
 

Carlos Mayer

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OLá, Julio

Em uma descida curta muitas vezes não é válido desligar o motor mas controlar a velocidade com os freios. Se a descida for longa, sim é possível desligar o motor e no final da descida aproveitar o embalo para ligá-lo novamente... Forte abraço
 

mtperes

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e segurar a embreagem e no fim da descida igualar a aceleração mais ou menos com velocidade e soltar a embreagem devagar para encaixar legal??
 

Black Hawk

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Olá amigos boa noite! Esse negocio de descer na "banguela" e depois acelerar pra não perder velocidade é um CRIME com a campanula. Eu sou testemunha de q isso só dá errado. Tenho uma 4T a 2 anos e ela está com quase 2000km rodados, sendo q já tenho em meu histórico, se não me engano, uma marca de 3 campanulas quebradas. E nosso amigo Carlos está de prova disso, pois ele viu meu motor aberto com a campanula quebrada todas as vezes, até pq foi ele quem me ensinou a troca-la. Depois de minha ultima quebra, mudei radicalmente minha forma de pilotar... Se pego embalo com a motorizada, seja descendo uma ladeira ou numa reta, deixando de mantê-la acelerada, só retorno a acelerar depois q a velocidade dela é bem reduzida. Nunca aciono os freios enquanto o acelerador estiver acionado. Paro de acelerar e só depois aperto os freios.
Acho q agora, depois q comecei a tomar esses cuidados, minha campanula está durando mais e agora ela não sofre tantos trancos no seu eixo como antes.
Abraço a todos
 

uberlandio

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Descendo ladeira com motor 80cc 2t

Olá pessoal sempre que vou descer uma ladeira longa desligo o motor, mantenho uma velocidade em torno de 40km e ao final reduzo a velocidade ha 10km pra reativar o motor, prefiro assim porque ajuda no resfriamento e em uma velocidade 10km o motor não entra em alta .
 

Mateus

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e segurar a embreagem e no fim da descida igualar a aceleração mais ou menos com velocidade e soltar a embreagem devagar para encaixar legal?? Gostaria de saber também.
 

gabriel marin

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bom seria ficar quase parado no final da descida e largar a embreagem , como se vc estivese parado e fosse pedalar e lagar a embreage , mais ou menos essa velocidade
 
Então esse motor é muito mal projetado. Se eu for desligar todo morro que eu desser aqui em Minas Gerais estou ferrado. Esse motorzinho pra ele funcionar legal tem que estar aquecido. Se eu desligar ele toda hora que desser um môrro vai esfriar sempre e quando eu dar o tranco nelo vai estar frio, marcha lenta muito lenta querendo morrer. Aqui as descidas são muito longas. Tem descida aqui de 5 km. Eu tenho uma motorizada 2t 80cc ( 66cc) já tá com mais de 4 mil km e deixo ela a banguela diréto e e lógico que não não solto a embreagem quando ela estiver com velocidade alta somente quando estiver bem lenta para não dar tranco forte quando solto embreagem. Anto 16 km por dia.
 

Julio Caezar

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Acredito que o mais simples a se fazer nisso tudo que foi discutido seja mantes o acelerador um pouco abaixo do ponto de aceleração da descida...Ou seja, vc esta descendo dai vc acelera aos poucos ate descobrir o ponto exato onde o motor acelera mais que a gravidade da descida, dai vc cede um pouco o acelerador e de resto vai dando toquinhos nos freios, dai quando a aceleração de descida for diminuindo gradativamente ela normalmente vai se igualar com a velocidade que vc travo no punho dai ele vai manter aquela aceleração normalmente sem danos ao motor.
 

zula

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olá Carlos,td bem?acabou a gasolina muito longe de casa,aí tive que pedalar bastante...tem algum problema andar com ela com motor desligado por muito tempo?tenho medo de ficar em movimento sem lubrificaçao,pois ela desligada nao passa nem oleo e nem gasolina....vc pode me ajudar?
 
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