Carlos Mayer
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O sistema de embreagem por campânula e pads de fricção da embreagem das 4 tempos tem na transmissão primária um sistema de coroa, pinhão e corrente que ficam selados dentro do que se chama Clutch Box. Este mecanismo sai de fábrica engraxado mas é uma parte do motor das 4 tempos que requer atenção e com certeza ser incluído em suas rotinas de manutenção preventiva.
Ao abrir os 5 parafusos que fixam a tampa da Clutch Box você verá o seguinte ...
O rolamento da esquerda está diretamente conectado à campânula da embreagem, já o da direita está conectado ao eixo do pinhão. Os dois ficam encaixados em sedes na tampa da Clutch Box.
Com um pincel macio embebido em gasolina inicie a limpeza e remoção da graxa velha, os rolamentos devem ser retirados para facilitar o processo. Como na imagem abaixo com a Clutch Box já limpa. Não esqueça de limpar a tampa.
Coloque um pouco de graxa nas sedes dos rolamentos na tampa e encaixe-os novamente no lugar. Em seguida aplique entre 4 e 5 sachês de graxa grafitada ou equivalente no interior da tampa para que fique como na imagem mostrada abaixo.
Recoloque a tampa da Clutch Box no lugar com cuidado para que os rolamentos encaixem corretamente nos eixos. Instale todos os parafusos dando um leve aperto em X para que a tampa encoste e por fim aperte com firmeza todos eles.
Com uma estopa ou pano limpe os excessos de graxa e sua Clutch Box está engraxada e pronta para uso. esta rotina de manutenção aumentará a vida útil dos rolamentos, corrente, coroa e pinhão do sistema de transmissão.
Observações:
Evite o uso de graxa "amarela" já que esta tem ponto de gota insuficiente e tende a ficar líquida quando aquecida comprometendo a lubrificação. Caso não encontre graxa em sachê pode usar graxa em lata ou pote e aplicar com uma espátula ou até mesmo com os dedos. Marfac (também conhecida como graxa azul) é uma boa opção.
Eu executo esta rotina de manutenção junto com a troca de óleo do cárter. 1ª vez após 200Km de uso e depois de 300 em 300Km.
Ao abrir os 5 parafusos que fixam a tampa da Clutch Box você verá o seguinte ...
O rolamento da esquerda está diretamente conectado à campânula da embreagem, já o da direita está conectado ao eixo do pinhão. Os dois ficam encaixados em sedes na tampa da Clutch Box.
Com um pincel macio embebido em gasolina inicie a limpeza e remoção da graxa velha, os rolamentos devem ser retirados para facilitar o processo. Como na imagem abaixo com a Clutch Box já limpa. Não esqueça de limpar a tampa.
Coloque um pouco de graxa nas sedes dos rolamentos na tampa e encaixe-os novamente no lugar. Em seguida aplique entre 4 e 5 sachês de graxa grafitada ou equivalente no interior da tampa para que fique como na imagem mostrada abaixo.
Recoloque a tampa da Clutch Box no lugar com cuidado para que os rolamentos encaixem corretamente nos eixos. Instale todos os parafusos dando um leve aperto em X para que a tampa encoste e por fim aperte com firmeza todos eles.
Com uma estopa ou pano limpe os excessos de graxa e sua Clutch Box está engraxada e pronta para uso. esta rotina de manutenção aumentará a vida útil dos rolamentos, corrente, coroa e pinhão do sistema de transmissão.
Observações:
Evite o uso de graxa "amarela" já que esta tem ponto de gota insuficiente e tende a ficar líquida quando aquecida comprometendo a lubrificação. Caso não encontre graxa em sachê pode usar graxa em lata ou pote e aplicar com uma espátula ou até mesmo com os dedos. Marfac (também conhecida como graxa azul) é uma boa opção.
Eu executo esta rotina de manutenção junto com a troca de óleo do cárter. 1ª vez após 200Km de uso e depois de 300 em 300Km.