Como regular "o ponto" de uma Bina 2T

Carlos Mayer

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Tenho visto que alguns proprietários de bicicletas motorizadas equipadas com motores 2 tempos tem encontrado dificuldades em colocá-las no ponto.

Já vi gente abrindo o motor para descarbonizar com 200Km (o que é absolutamente desnecessário) e na hora de montar o motor colocam o cabeçote de qualquer jeito e depois dizem: - Fiz tudo direitinho... Descarbonizei no maior capricho e agora o motor não pega...

Pois é... O pistão precisa estar em PMS (Ponto Morto Superior) quando instalamos o cabeçote no lugar. Do contrário o ciclo de admissão, centelha, explosão e escape de gases será "prejudicado" em muitos casos dificultando e/ou impedindo o funcionamento do motor.

Veja nesta imagem o pistão em PMS

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Reparem também na posição do rotor do magneto... Prestes a "passar" os imãs e gerar centelha na vela...

Veja na imagem abaixo tirada de outro ângulo como no PMS o pistão está no limite do cilindro, ou na posição mais alta possível

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Se você precisar retirar o cabeçote por qualquer motivo, vale à pena conferir o posicionamento do pistão antes de fechá-lo novamente. Caso esteja em outra posição que não a mostrada nas imagens é simples... Libere a embreagem da bicicleta motorizada e empurre-a levemente para a frente e para trás ( o que for necessário) até que o pistão esteja posicionado o mais alto possível. Não mexa mais na motorizada e reinstale o cabeçote...

Pronto sua motorizada está no ponto ideal para entrar em funcionamento!!
 
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juliomartini

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Ué!! ponto de ignição não é o momento que o magneto envia a sentelha? que normalmente é medido em graus antes do ponto morto superior? o que tem haver com posicionamneto do pistão? acho que nesse motor para mudar o ponto de ignição é preciso alterar a posição do rotor do magneto que nesse caso seria bem dificil ocorrer ja que o rotor é fixo. não sei particularidades desse motor ja que não possuo manual de oficina, mas tenho quase que certeza que não da para mudar o ponto de iginição só por abrir o motor para descrabonizar, mas estou aqui para ajudar e quem sabe descobrir algo de incomum ja que vejo que aqui tem gente bem informada!
 

Carlos Mayer

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Você reparou que o ponto está entre ASPAS?

Em algum momento eu falei em ponto de ignição?
Não, não falei...

Este é o ponto onde o pistão deve estar para que o motor entre em funcionamento (isso de acordo com a literatura técnica do próprio fabricante) pois no primeiro movimento o pistão descerá enchendo a câmara de combustão e quando voltar a subir irá comprimir a mistura e explodirá colocando o motor em funcionamento.

O rotor é chavetado diretamente no eixo do motor, logo não existe possibilidade de movê-lo.

A colocação sobre a descarbonização vem do fato de que 9 entre 10 proprietários de motorizadas 2 tempos descarbonizam o motor desnecessariamente e na maioria das vezes depois do trabalho "primoroso" não conseguem colocar seus motores em funcionamento

Por favor leia novamente minha postagem e veja que em nenhum momento foi usada a expressão "ponto de ignição".

Em tempo, eu tenho os "manuais de oficina" (manuais técnicos) do fabricante. Abç
 

juliomartini

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Boa noite Carlos!

De fato vc não fala de ponto de ignição, mas fala "como regular o ponto de sua bina" e usa fotos do magneto, achei que falava de ponto de ignição.
Como no meio da mecânica, em um motor 2T quando se fala regular o ponto, esta se referindo a regular o ponto de ignição, já que não existe outro ponto na montagem de um motor 2T, a não ser se o mesmo usar válvula rotativa que não é o caso do motor em questão, achei que vc se referia a ponto de ignição termo comumente usado, como regular o ponto, mas como citei no comentário anterior, meu interesse é ajudar e também aprender. Fica aqui um pedido, como vc tem os manuais técnicos do fabricante, poderia postar os mesmo aqui no site?

Desde ja agradeço

Julio
 

Carlos Mayer

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Faça um teste Julio... Abra o cabeçote de sua motorizada, posicione o pistão no PMI, feche o cabeçote e depois (se conseguir ligá-la) poste um breve resumo do "desempenho" dela aqui.

Quanto à sua afirmação "não existe outro ponto na montagem de um motor 2T" ela contraria diretamente as instruções do fabricante que é categórico em dizer que ao abrir o motor por qualquer razão sempre verificar se o pistão está em PMS antes de fechá-lo.

Na verdade apenas compartilhei aqui uma informação dada por quem projetou, desenvolveu e fabrica estes motores.

Não estou autorizado a postar os manuais técnicos. Abç
 

juliomartini

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Ola Carlos!
É uma pena não estar autorizado a postar o manual!
Falando do motor, deve ser uma particularidade desse motor, pois já abri alguns motores dois tempos e nunca tive problema para colocá-los em funcionamento , os últimos que abri equipavam binas que eu mesmo instalei e vendi quando morava em Indaiatuba interior Paulista, mas eram de outra marca e posso te falar que devo ter desmontado pelo menos uns 5 motores dos 38 kits que instalei e também não tive problema para colocalos em funcionamento.
Espero que em um próximo passei que vcs organizem eu possa estar presente e possamos trocar esperiencias.
Obrigado pela sua atenção!
Abraços
Julio
 

Carlos Mayer

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Olá Julio

Pois é amigo, devemos seguir o que está na literatura do fabricante... Independente disso acho que faz realmente sentido posicionar o pistão no PMS antes de fechar o cabeçote, assim ele estará na posição ideal para iniciar o ciclo do 2T, mas sinceramente nem entro no mérito da questão... Posso dizer que entre motores abertos e kits instalados posso multiplicar este número tranquilamente por 10... E acredite que me chateava muito ver que muitas vezes os "defeitos" eram decorrentes de maus tratos, erros banais de montagem ou manutenção ou até absurdos como> "-Como meu motor fundiu se eu coloquei duas tampinhas de óleo 2 tempos no tanque?" ou "-Como que o bloco está cheio de areia? Só porque eu andei sem escape e sem filtro de ar?" Dava para escrever um livro com estas "pérolas" heheheh

Quanto a um próximo passeio basta marcarmos e desta vez o tempo ajudar. Posso te emprestar uma de minhas motorizadas o que já resolveria 50% do "problema"... Vamos nos falando Ok. Forte abraço
 
Também nao entendi direito o proposito disso... Não questiono se funciona ou não, mas o porque... É por causa do ar que fica no cilindro? Isso quer dizer que ao tirar a vela também deve se tomar esas medidas??
Grato
 

Carlos Mayer

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Eu entendi o propósito... Me desculpe mas me pareceu até um pouco óbvio que o pistão seja posicionado no ponto morto superior após a abertura total ou parcial do motor. Assim ele estará na posição ideal para ao primeiro giro do eixo descer liberando a janela de admissão, permitindo que a câmara se encha de combustível e na subida comprima a mistura, solte a centelha e exploda...

Ar no cilindro sempre haverá independente da posição do pistão, lembre-se que o motor não é fechado a vácuo... Não este procedimento não tem nada a ver com a retirada da vela...

Para finalizar, esta é uma instrução do fabricante... Segui-la ou não é uma decisão pessoal Ok.
 

Brunojblrj

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Prezado,

tenho uma bike com motor 2t 50cc e a uso a quase dois anos todos os dias. Ate umas 3 semanas atras ela funcionou perfeitamente e do nada parou enquanto eu estava andando. Então troquei a vela e a bobina pela primeira vez, mas desde então ela passou a demorar para pegar e quando o motor pega ele não funciona corretamente. Tafraco em baixa rpm e fica falhando, bem caracteristico de falhas de igniçao. Entao troquei a bobina do magneto tb (ou seja, todo o sistema eletrico) e nada mudou. Desesperado, limpei o carburador e descarbonizei o motor. Apos toda essa operação, o motor passou a pegar bem mais facil, porem a falha continua. Fica engasgando como se o motor estivesse fora do ponto ou com falhas de ignição, tipo um motor de carro de quatro cilindros trabalhando com 3 cilindros apenas.
Não sei mais o que fazer, pois quando o motor parou em funcionamento, ele estava funcionando perfeitamente. Então acho dificil ser uma falha mecanica.

Alguem tem alguma ideia ou sijestão?

Obrigado
 

bico

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Pela aparencia de vela vc sabe se esta com falta ou excesso de gasolina, só regular altura da agulha para um ou outro caso.
 

tom

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boa tarde ....estou com uma duvida.....o MAGNETO tem posicao correta?....as fotos do pistao postadas nao tem como ver...

aguardando resposta...
 
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