Carlos Mayer
New member
Tenho visto que alguns proprietários de bicicletas motorizadas equipadas com motores 2 tempos tem encontrado dificuldades em colocá-las no ponto.
Já vi gente abrindo o motor para descarbonizar com 200Km (o que é absolutamente desnecessário) e na hora de montar o motor colocam o cabeçote de qualquer jeito e depois dizem: - Fiz tudo direitinho... Descarbonizei no maior capricho e agora o motor não pega...
Pois é... O pistão precisa estar em PMS (Ponto Morto Superior) quando instalamos o cabeçote no lugar. Do contrário o ciclo de admissão, centelha, explosão e escape de gases será "prejudicado" em muitos casos dificultando e/ou impedindo o funcionamento do motor.
Veja nesta imagem o pistão em PMS
Reparem também na posição do rotor do magneto... Prestes a "passar" os imãs e gerar centelha na vela...
Veja na imagem abaixo tirada de outro ângulo como no PMS o pistão está no limite do cilindro, ou na posição mais alta possível
Se você precisar retirar o cabeçote por qualquer motivo, vale à pena conferir o posicionamento do pistão antes de fechá-lo novamente. Caso esteja em outra posição que não a mostrada nas imagens é simples... Libere a embreagem da bicicleta motorizada e empurre-a levemente para a frente e para trás ( o que for necessário) até que o pistão esteja posicionado o mais alto possível. Não mexa mais na motorizada e reinstale o cabeçote...
Pronto sua motorizada está no ponto ideal para entrar em funcionamento!!
Já vi gente abrindo o motor para descarbonizar com 200Km (o que é absolutamente desnecessário) e na hora de montar o motor colocam o cabeçote de qualquer jeito e depois dizem: - Fiz tudo direitinho... Descarbonizei no maior capricho e agora o motor não pega...
Pois é... O pistão precisa estar em PMS (Ponto Morto Superior) quando instalamos o cabeçote no lugar. Do contrário o ciclo de admissão, centelha, explosão e escape de gases será "prejudicado" em muitos casos dificultando e/ou impedindo o funcionamento do motor.
Veja nesta imagem o pistão em PMS
Reparem também na posição do rotor do magneto... Prestes a "passar" os imãs e gerar centelha na vela...
Veja na imagem abaixo tirada de outro ângulo como no PMS o pistão está no limite do cilindro, ou na posição mais alta possível
Se você precisar retirar o cabeçote por qualquer motivo, vale à pena conferir o posicionamento do pistão antes de fechá-lo novamente. Caso esteja em outra posição que não a mostrada nas imagens é simples... Libere a embreagem da bicicleta motorizada e empurre-a levemente para a frente e para trás ( o que for necessário) até que o pistão esteja posicionado o mais alto possível. Não mexa mais na motorizada e reinstale o cabeçote...
Pronto sua motorizada está no ponto ideal para entrar em funcionamento!!
Última edição: