Bike Chopper Motorizada - Chilli Beans

KelvinDias

New member
Bem, esta é a minha bike. Iniciei o projeto pois gosto muito de moto desses estilos, mas como sou deficiente, fica mais caro as adaptações e também não alcanço subir numa moto. Sou amante de bicicletas e, apesar de ser deficiente, ando nas bikes sem nenhuma adaptação ou "rodinhas". Então juntei o útil ao agradável. A bike
motorizada é para me ajudar na locomoção em longas distâncias e ir para o trabalho.

Comprei o kit com a própria Bicimoto, mas estou com dificuldades com a corrente e pinhão. Mandei uma mensagem para eles, mas não fiquei satisfeito com a resposta, foi como se a pessoa que me respondeu não soubesse do próprio produto. Gostaria de saber esse pinhão de 10 dentes só pega em correntes HD.

Alguns problema enfrentados:

- Corrente próxima ao pneu;
- Corrente pequena;
- Colocação do motor no quadro com o mínimo de alteração no quadro original;
- Pinhão não "aceita" outras correntes da mesma referência 415;
- Escapamento pegando no pedal;
- Tanque no quadro;

Mudanças:

- Instalação de um suporte onde deixasse o motor no mais centro possível do quadro sem pegar na corrente da bicicleta;
- Alongamento do escapamento;
- Troca do guidão;
- Troca do selim;

Fotos: [ATENÇÃO: nas foto que tiverem "efeitoespecial.com" é porque
eu enviava a foto e ela ficava de cabeça para baixo, então inverti ela nesse site, mas são originais minhas]

Essas fotos são de como comprei a bike. Banco azul e guidão horrivelmente alto. [eu sou baixinho, rsrs]
girada-17720617168-213433.jpg
girada-17720617168-213621.jpg
Agora as fotos após as primeiras mudanças: selim, guidão e motor.

girada-17720617168-214055.jpg
WP_20160117_12_24_15_Pro.jpg
Coloquei o pedivela que veio com o kit, pois ficou certinho na distância do motor. O motor não ficou 100% centralizado. Vi em algumas bikes que realmente ficava um
pouco mais para o lado de fora mesmo [isso nas bikes choppers]. Mas a distancia para ficar realmente no centro é pouca, o tanto que ela ficou de fora é só o tanto
para não encostar na corrente da bike mesmo.

Minha intenção foi sempre fazer o mínimo da alterações possíveis no quadro, como soldas e cortes. E ainda queria deixa-la com a função de pedalar.
Por mais que ela seja maior, tenha uma pedalada diferente e que eu tenha minhas dificuldades motoras, ela mesmo com esse peso do motor ainda é
muito boa de se pedalar.

No momento, estou com o problema do pinhão que não "aceita" outras correntes da mesma referência [415], eu testei com três marcas diferentes. Não sei se é isso mesmo ou o pinhão veio com defeito de fábrica. A bicimoto não me soube responder. Além disso, a coroa fica muito próxima aos raios e a corrente fica batendo no pneu. A bicimoto vende o kit da coroa, com as borrachas, as 3 meia luas, mas tá saindo muito caro para mim, fora o frete. Já gastei tanto com ela. E se realmente o pinhão só presta com essa corrente, ainda nem sei quando vou comprar pois não tem no site e o preço+frete vai sair salgado. :/

Enfim, esse é o projeto em andamento, meus dilemas e desabafos em relação a bike. Espero que tenham gostado das fotos. Eu sou de Fortaleza-Ce.

Abraço de luz à todos.
 

KelvinDias

New member
Pessoal, só para atualizar:

Eu comprei outra corrente igual, que por sinal não aceitou também o pinhão. Logo, o defeito estava sempre no pinhão.
O que eu fiz: com uma mini retífica eu esmerilhei um pouco em cada dente, entre os dentes. Mas tenho que dizer a vocês, eu fiz de um jeito que não dá pra perceber que foi mexido. Foi so o suficiente para a corrente se acomodar no pinhão. Porque eu não fui atrás da garantia? Porque eu não tenho tempo para tratar essas coisas.

Outra coisa que aconteceu foi que a tampinha do pinhão, a corrente ficava apertada, tive que esmerilhar apenas o necessário para a corrente não encostar na parede da tampinha do pinhão. Eu vi isso em um vídeo no youtube.

Além disso, tive que alterar a roldana do estivador de corrente. Coloquei umas porcas para ela ficar mais distante e coincidir com a passagem da corrente.
Devido o formato que está atualmente meu escapamento, não pude deixar a roldana para baixo, então sacrifiquei o freio de trás e coloquei dois na frente: v-break e a disco.

No mais, é isso. Terminei agora a noite. Fiz quase tudo sozinho, tirando a parte da soldagem do suporte e escapamento.
Minha câmera não é tão boa e por isso ainda não tirei fotos. [Escrevo as 23:27 de Fortaleza-Ce]

De manhã irei reajustar o freio, pegar um pouco de prática, tirar umas fotos e posto aqui.

Minha única frustração foi com esse pinhão, mas já deu certo.
 

KelvinDias

New member
Fala pessoal.

Vim atualizar o tópico. Minha bike ficou pronta. :D

12715344_992819930791937_1312082862802114706_n.jpg
Falta eu ainda dar um ajuste no paralama traseiro. Devido a tremedeira, rsrs, os parafusos não seguraram o paralama. Ainda estou estudando como resolver.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Kelvin,

Parabéns, ficou muito bonita mesmo.
O escape ficou perfeito. Falta só o paralama e pronto, só alegria.
:cool:
 

Nitcho

New member
KelvinDias olhando a foto verifiquei a posição do motor, sempre observei muitas dicas que sugerem que o importante é o carburador não ficar inclinado o ideal é ele ficar na vertical. pois caso contrário nas descidas ou subidas faltará combustível. Abraço. Onde comprou a caveira???
 

KelvinDias

New member
Galera, vim atualizar novamente o tópico. Consegui arrumar direitinho paralama. :D

Nitcho, me desculpe, era pra eu ter te respondido anteriormente e me esqueci kkkk desculpa.
A caveira veio com a bike quando comprei. Comprei ela já usada. Mas a caveira é na verdade um cofre de moedas.
Basta você procurar na sua região ou na internet mesmo, você encontrará.

Dessa caveira eu vou fazer um farol. haha.

Sobre o carburador, não estou tendo problema. Na verdade, eu nem me liguei nisso. Eu estou pensando futuramente em providenciar
um outro suporte, então eu irei projetar com mais calma tudo isso. Obrigado pela força.

WP_20160209_11_21_56_Pro_LI.jpg
Abraço a todos.
 

Fernando jp

New member
Legal, parabens so uma pergunta o escape não espirra oleo na roda traseira ? pois quando fiz a minha o escap jogava oleo na banda de rodagem podendo ocasionar acidentes e o escape esta apontada pra cima o que pode começar a acumular oleo por não ter caida pro oleo pingar pra fora do mais ta muito legal, tambem tive problemas no alinhamento da correte de tras que raspava no pneu e problemas no alongamento da correte pois não serve corrente de mobilete mesmo sendo de 415 passo tem que ser da 415# proprio pra bicicletas motoisadas o paso no pinhão é diferente não serve IMG_2078.JPGIMG_2079.JPG
 

KelvinDias

New member
Ferndo JP, na verdade me espelhei no seu projeto. Só que eu tive que me virar com algumas coisas.

O escapamento joga oleo um poco no pneu mesmo, mas bem pouco. O oleo no escape,... já não sei tanto. Mas acredito que não se acumula pois toda
vez que a ligo e ando nela, é jogado para fora. No momento foi só o que eu pude fazer. Eu gostaria de ter um escapamento que nem esse seu, mas
não sei como encontrar e no momento estou sem dinheiro também. Sobre o pinhão, eu tive que limar ele nas imperfeições. Tipo, quase nada mesmo.
Só o suficiente para aceitar outras correntes. Deu certo. :D

Sobre esse escapamento, gostaria muito de um parecido com o seu... mas tá complicado agora. Fui em alguns metalurgicos, mas a galera nao sabe muito.
Abraço.
 

Fernando jp

New member
o escape e esse mesmo, mas alonguei comprei metalom redondo acho que foi 3/8 e mandei fazer uma curva tipo cabo de guarda chuvas e pronto soldado as duas pontas e feito
 
Top