Algumas "regras" interessantes para quando andar ou viajar em grupo

Carlos Mayer

New member
Quando alguns amigos (e amigas espero) resolvem sair para passear com suas motorizadas normalmente a euforia toma conta de todos mas acreditem é necessário estabelecer certas regras e limites que acima de tudo devem ser seguidas por TODOS sem exceção...

Vamos a algumas delas:

1ª - A velocidade média que o grupo irá andar. Um passeio não é uma corrida ou competição. Não tem ganhadores ou perdedores. Todos saem juntos e devem retornar juntos. Logo escolher uma velocidade média compatível com a motorizada da maioria é muito justo e sensato. Em se tratando de bicicletas motorizadas se a estrada permitir médias em torno de 35 - 40Km/h são recomendadas.

2ª - É interessante intercalar momentos de pilotagem com momentos de descanso tanto para o condutor quanto para a motorizada. O ideal é dividir o percurso em pequenos "tiros" em torno de 10 - 15Km (dependendo da distância a ser percorrida). Assim motorizadas e condutores chegarão inteiros ao destino.

3ª - Marcar se possível locais de parada como postos de gasolina e postos de policia rodoviária evitando lugares ermos ou paradas desnecessárias no acostamento o que pode se tornar muito perigoso. Estes locais devem ser marcados ANTES do passeio de maneira que possíveis retardatários possam encontrar o grupo em locais pré determinados.

4ª - Cada um deve ser responsável pelo transporte de suas ferramentas e peças de reposição bem como combustível suficiente para acompanhar o grupo. Não existe nada mais desagradável do que ter de parar desnecessariamente porque alguém saiu de casa com o combustível na reserva.

5ª - Verifique o estado geral de sua motorizada ANTES de se meter na estrada. Uma motorizada com problemas pode arruinar o passeio de várias pessoas.

6ª - O ideal é andar na formação conhecida como "passos na areia" motorizadas aos pares e manter esta formação sempre que possível ou a estrada permitir do contrário andar em fila indiana evitando ultrapassagens e "peguinhas". Manter distância de quem vai a sua frente é essencial pois em passeios em grupo se um da frente cai pode levar muitos dos outros ao chão.

7ª - Mesmo que o destino seja uma praia ou lagoa pilote com calças compridas, calçado fechado, camisa de mangas compridas e capacete. Deixe a bermuda e o chinelo para a praia ou lagoa.

8ª - Um grupo unido jamais deixa para trás algum de seus membros. Dez saem? Dez voltam... Se uma motorizada pifar no meio do passeio todos devem dar cobertura. Preferencialmente rebocando a motorizada com problemas até um local seguro onde os mais experientes possam resolver o problema.

9ª - Em paradas o ideal é estacionar as motorizadas uma ao lado da outra. Porém, mantendo espaço de forma que se uma motorizada cair não levará todas as outras para o chão no chamado efeito dominó.

10ª - Respeitar as leis de trânsito. Respeitar seus limites e de seus companheiros. Sempre ter em mente que uma bicicleta motorizada é uma BICICLETA MOTORIZADA e não uma moto. Lembrar que álcool e pilotagem não combinam principalmente em duas rodas.

Num passeio devemos seguir a seguinte postura...

Nada deixaremos além da marca de nossos pneus.

Nada tiraremos além de belas imagens.

Nada traremos além de bonitas recordações.

Pode parecer piegas mas acreditem que funciona!!! No mais é motorizada revisada, abastecida e pé opps roda na estrada... Forte abraço e boa viagem
 
Top