Ajuda para resolver problema de barulho vindo da embreagem centrifuga (motor 2T 48cc)

jonassguimaraes

New member
Prezados,

acabei de adquirir meu kit motor 2 tempos, 48cc, com embreagem centrifuga e partida retrátil, e instalei sem grandes problemas.
a bike está ligando sem problemas, ajustei o carburador e ela está andando bem (andei uns 2 km só)
entretanto, o único e grande problema que tive e não consigo resolver é o barulho alto que esta fazendo ao acelerar. Achei que fosse da corrente que não estava alinhada (coroa e pinhão), mas ajeitei isso e o barulho continuou, inclusive liguei o motor sem a corrente e o barulho continuou.

tem 2 coisas que acho q estão fazendo este barulho e queria saber se alguém sabe se é assim mesmo e se tem resolução:

1 - a campanula da embreagem centrífuga está com uma folga com a bucha (aquela dourada), então a campanula fica vibrando muito e fazendo barulho de metal batendo. queria saber se esta folga tem que ter mesmo, pq se não tivesse acho que melhorava muito o barulho.

2 - quando giro o pinhão com o motor desligado (e ligado tmb) faz um barulho de engrenagem bem alto, parecendo que está sem lubrificação. Mas o motor é novo, queria saber se tem chance de ele não ter vindo bem lubrificado. também não sei se este eixo que liga o pinhão à coroa da embreagem precisa de lubrificação.

e ai galera, é assim mesmo? preciso fazer alguma coisa? com o tempo esse barulho some? eu to achando estranho porque moto não faz esse barulho
obrigado
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Jonas,
Não conheço o sistema de embreagem centrífuga em 2T, mas imagino que seja muito parecido com o do 4T.
Um usuário colocou pó de grafite dentro da campânula para reduzir o barulho. Depois de certo tempo ele volta, ou seja, tem que sempre estar colocando o grafite.
Quanto ao barulho de engrenagem batendo, tire a tampa e avalie se tem graxa. Pode estar faltando sim. Já houve casos assim.
Gostaria de te ajudar mais, mas não conheço esse kit novo.
:cool:
 

jonassguimaraes

New member
obrigado pelas dicas Nelson.
hoje abri novamente a tampa da embreagem, coloquei uma graxa de litio nas engrenagens e pó de grafite na campanula, mas o barulho não mudou muito...ainda está bem irritante. agora tenho quase 100% de certeza que esse barulho é da folga entre a bucha e a campanula da embreagem, fazendo com que a campanula incline batendo nas beiradas dos pads da embreagem.

eu só queria saber se alguém conhece essas embreagens centrifugas pra me dizer se esta folga é normal. pq pensei em mandar um torneiro fazer uma bucha nova um pouquinho mais grossa, a fim de eliminar a folga.

abraços
 

rexbauru

New member
AMigo como exatamente é esse barulho??

Pergunto pois meu motor esta com um barulho estranho quando solto a embreagem, até criei um topico aqui pra ver se a galera me ajuda quanto a isso.

Gravei um video pra mostrar

O barulho só começa quando a marcha engata, se eu apertar a embreagem ele para, parece metal raspando.
*o barulho de corrente batendo eu sei de onde vem.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Jonas,

O problema de quem tem 2t com campanula, é que as engrenagens de dentes retos faz barulho mesmo. Retirando-se a folga da bucha vai melhorar mas não vai resolver muito.
Tenho um desses. Lubrificação entre os dentes também não resolve o caso do barulho. Isso é cronico neste modelo de motor.

Rexbauru,

O barulho que o Jonas quis mostrar é bem diferente do seu caso. Tente apertar um pouco mais a porca flor e avalie o quanto isso influi no ruído. Tenha o cuidado de não apertar muito, pois pode deixar a embreagem travada.
 

rexbauru

New member
Jonas,

O problema de quem tem 2t com campanula, é que as engrenagens de dentes retos faz barulho mesmo. Retirando-se a folga da bucha vai melhorar mas não vai resolver muito.
Tenho um desses. Lubrificação entre os dentes também não resolve o caso do barulho. Isso é cronico neste modelo de motor.

Rexbauru,

O barulho que o Jonas quis mostrar é bem diferente do seu caso. Tente apertar um pouco mais a porca flor e avalie o quanto isso influi no ruído. Tenha o cuidado de não apertar muito, pois pode deixar a embreagem travada.

Salve Nelson

Mais então aqui na cidade só perto de casa ja vi mais de 5 bikes diferentes só essa semana e uma mais silenciosa que a outra, teve uma que passou em frente de casa que puts, o senhor que tava pilotando ia tranquilo e mal se ouvi o barulho do motor, a rua é ligeiramente em subida, muito bem ajustado o motor dele.

Gravei mais 2 videos que mostram bem o barulho que me refiro, segue:
editado pois só pode mandar 1 video por dia....que coisa em:(


Perceba que o barulho de metal com metal chega a ser mais alto que o do escapamento.

Vc falou da porca flor, eu apertei um pouco mais ela e não mudou nada, em outro fórum me disseram que pode ser o rolamento da biela .

Em todo caso segunda vou levar em uma bicicletaria aqui na cidade que mexe com motorizadas, umas 10 pessoas ja me falaram desse lugar, vou levar la e ver se pode ser feito algo.

No mais a bike ta boa de motor, ontem sei la porque ela afogou e não quis ligar, andei uns 2km com ela e ela afogou, ai só consegui ligar hoje.

O que fazer pra evitar o afogamento do motor? quais as dicas, tanto rodando quando parado de um dia pro outro??


*não esquece das fotos lá do outro tópico em :eek:
 
Top