Adaptando Motor 2T em Quadro Caloi Aluminum com Peris "Gota"

BlackOps

Member
Fotos da adaptação de motor 2t em Quadro Caloi Aluminum com perfis "Gota"
Também foi adaptada uma 2ª coroa de 52 dentes

01.jpg 02.jpg 21.jpg 17.jpg

Na última foto, detalhe da adaptação da 2ª coroa (52 dentes)
É possível escolher a relação final antes de iniciar o passeio ou trocar de coroa com apenas um ajuste no esticador...
 
Última edição:

BlackOps

Member
06.jpg 04.jpg 15.jpg 09.jpg ...Reparem que o suporte do tanque teve de ser construído de modo a gerar espaço para passagem dos cabos entre o quadro e o mesmo.

A última foto foi feita durante a confecção do suporte do CDI (suporte em resina Epoxi).
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
BlackOps,
Rapaz..... Parabéns !
Ficaram "de mestre" suas adaptações. Criatividade e atenção aos detalhes.
Estou começando a preparar minha 2t pull start 49cc para montar na bike, mas nem chego aos seus pés.
Ótimo mesmo !
Continue postando para irmos curtindo.
:cool:
 

BlackOps

Member
Um detalhe que acho importante é que não gostei do funcionamento do esticador com a corrente "normal".
Então, decidi confeccionar um rolete mais estreito, adequado as correntes não-HD (corrente normal de bicicleta sem marchas). Foi empregado Nylon #6 na confecção do rolete e um rolamento novo NSK.
Aproveitei o ensejo e substitui o parafuso original que fazia as vezes de eixo do rolete por um M8 Allen classe de resistência 12.9.
Com uma chave Allen longa fica muito fácil torquear adequadamente a porca de fixação do rolete, sem o inconveniente da cabeça com fenda.

20180226_133210.jpg 20180226_133203.jpg20180226_153508.jpg
 

BlackOps

Member
Bem, no primeiro dia em que meu filho foi para escola com a bike ele chegou com as costas do uniforme cobertas de respingos de lama.
Solução: Adaptar paralamas de Plástico.
20180301_192625.jpg

Problema: o paralamas reduz o fluxo de ar para as aletas do motor e oscila pela turbolência
Solução: Adoção/confecção de "guelras" na parte posterior do paralamas dianteiro, reduzindo o arrasto e a turbulência além de recuperar parte do fluxo de ar que antes passava livremente para o motor.

20180301_192740.jpg 20180301_192722.jpg

As aberturas foram confeccionadas de modo a permitir fluxo, porém, o spray projetado pelo pneu dianteiro não encontra ângulo para atingir o condutor ou o CDI (abaixo do tanque).
Esta solução foi inspirada nas Yamaha DT 180cc, a qual apresentava os mesmos problemas pelo emprego de paralamas de plástico.
 
Última edição:

BlackOps

Member
O protetor de corrente que veio no Kit não era de modo algum adequado ao quadro e a geometria da sua forquilha traseira.
Mais uma vez a solução foi modificar, fazendo uma cava com virola que elimine a interferência com o pneu traseiro e elaborar uma fixação do protetor no tubo da forquilha.

20180301_192844.jpg 20180301_192855.jpg

Para tal fixação na forquilha foi necessário fazer uma cava no exato ângulo em que o tubo intersepta o protetor e um baixo relevo (concavidade) para abrigar o tubo, permitir a fixação e o correto alinhamento do protetor com a corrente.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Bom que seus conhecimentos tecnicos ajudaram a resolver os problemas.
Infelizmente, o kit foi projetado de modo generico, sendo assim, alguns ajustes e adaptacões são necessários.
Eu também encontrei algumas limitações no kit e tive que adaptar ao quadro da bike.
Por ser um motor 2T, deveria vir com atenuadores de vibração nos pontos de fixação. Sem isso, as soldas iriam trincar bem rápido.
 

BlackOps

Member
Vocês, pioneiros nesta empreitada de motorizar bikes no Brasil, já encontraram uma solução simples e que atende bem, o emprego de lençol de borracha ou mesmo câmara de ar como atenuador de vibrações.
Uma dica de que a solução atende está na própria borracha do adaptador da coroa à raiação, feita de pneus reciclados.
Quando descidi utilizar o quadro Caloi eu sabia que se tratava de adaptação, a começar pelo perfil do quadro e sua bitola "generosa".
Se o kit fosse "plug and play" creio que perderia a graça para mim.
Agora quero avaliar os ganhos que obtive com a escolha deste quadro.
Ele me custou R$ 80,00 + pintura com preto fosco vinílico (R$ 25,00 por 1/4 de galão).

Sabe me dizer quanto pesa uma Bicimoto completa das vendidas no site?
 

BlackOps

Member
Muito obrigado pela gentileza e pelo seu apoio!

Gostei de conhecer estes coxins, mas se o amigo reparar na distância entre o tubo superior e o cabeçote do motor da bicicleta verá que o máximo que da para fazer é um lençol de borracha ou mais algumas voltas de câmara de ar mesmo.
Minha montagem com 03 camadas de câmara de ar já ficou satisfatório para minhas necessidades, mas sem dúvida com coxins desta altura as vibrações do motor serão quase que completamente filtradas.
Deve ficar muito confortável, mas eu até que gosto da bicicleta mais "analógica", gosto de sentir o motor.

Aproveitei e perambulei pelo site que o amigo postou e gostei deste kit de motor

http://www.bikeberry.com/gas-engine...e-engine-kit-stage-i-performance-package.html
 
Última edição:

Leonardo Nune-s

New member
Realmente, nesse site tem muita coisa mesmo que nos agrada, só que infelizmente fica inviável a compra.
Depois da uma olhada nesse vídeo que fiz ontem pro meu canal do youtube, tem umas dicas legais lá. Abraço
 
Top