Carlos Mayer
New member
Pois é pessoal é muito comum que os motores sejam abertos "para ver o que tem dentro" ou "para ver o que está errado" ou mesmo "descarbonizar" o motor antes sequer to término do amaciamento... Infelizmente muitas vezes os mecânicos de última hora se esquecem que ao abrir o motor é necessário trocar as juntas (o mesmo com o carburador).
Eis que surge um motor de 80cc 2 tempos em minha oficina onde o dono afirmava. Escutei um barulho, abri o motor e troquei o rolamento. Ligou uma vez depois disso e ai não ligou mais...
Ok... Vamos abrir o motor então e ver o que está acontecendo... Ao retirar o cabeçote a primeira surpresa
Ao olhar o cilindro a segunda surpresa...
Juntas de papel (a 1ª) e de papelão (a 2ª) com boa parte da segunda cobrindo o pistão. Nenhuma junta entre o bloco e o cilindro e nenhum rolamento trocado (ou quebrado).
Hora de retirar o cilindro e verificar o pistão e os anéis...
O anel de segmento superior encontrava-se partido e o inferior tão frouxo que não tinha mais qualquer efeito...
Os anéis e juntas foram trocados, tudo foi remontado com as juntas originais e o motor devidamente testado... As perguntas que ficaram sem resposta...
1ª Que "rolamento" foi trocado?
2ª O motor foi "testado" e funcionou uma vez com estas "juntas"?
Heheheheh Forte abraço a todos
Eis que surge um motor de 80cc 2 tempos em minha oficina onde o dono afirmava. Escutei um barulho, abri o motor e troquei o rolamento. Ligou uma vez depois disso e ai não ligou mais...
Ok... Vamos abrir o motor então e ver o que está acontecendo... Ao retirar o cabeçote a primeira surpresa
Ao olhar o cilindro a segunda surpresa...
Juntas de papel (a 1ª) e de papelão (a 2ª) com boa parte da segunda cobrindo o pistão. Nenhuma junta entre o bloco e o cilindro e nenhum rolamento trocado (ou quebrado).
Hora de retirar o cilindro e verificar o pistão e os anéis...
O anel de segmento superior encontrava-se partido e o inferior tão frouxo que não tinha mais qualquer efeito...
Os anéis e juntas foram trocados, tudo foi remontado com as juntas originais e o motor devidamente testado... As perguntas que ficaram sem resposta...
1ª Que "rolamento" foi trocado?
2ª O motor foi "testado" e funcionou uma vez com estas "juntas"?
Heheheheh Forte abraço a todos